Mesmo com um produto Interno Bruto (PIB) 20 vezes superior ao brasileiro, os Estados Unidos reformam 23 mil toneladas por mês de pneus remoldados, recauchutados ou reformados, enquanto o Brasil recupera 11 mil toneladas mensais, exemplifica Leôncio Barão, diretor de marketing e exportação da Borrachas Vipal. Segundo o primeiro Censo de Reforma de Pneus no Brasil, realizado pela Associação Brasileira dos Recauchutadores, Reformadores e Remoldadores (ABR), o segmento de reforma de pneus de ônibus e caminhões fatura R$ 3,2 bilhões por ano no Brasil. A entidade estima que a recuperação desses pneus gere uma economia de R$ 600 milhões somente em derivados de petróleo. O presidente da ABR, Paulo Fernando Moreira, afirma que as 1.257 empresas do setor no País reformam mais de 8,5 milhões de pneus por ano para ônibus e caminhões. O censo de reforma de pneus revela que São Paulo possui o maior número de reformadores do País (229), seguido por Minas Gerais (188) e Paraná (124), e que de um total de 1.257 empresas, 967 respondem por 70% das unidades recuperadas. O presidente da ABR diz que um pneu de ônibus ou de caminhão é reformado até três vezes, pois custa 25% do valor do novo e sua reutilização é ecologicamente correta, devido evitar o desperdício de 15 milhões de carcaças por ano.