A Delphi lança seu primeiro sistema common rail de alta durabilidade para aplicações em veículos médios e pesados. A empresa destaca que o produto combina a flexibilidade do gerenciamento de combustível baseada em acumuladores de pressão (rail) e o sistema de geração de pressões ultra-altas com a tecnologia Unidade Injeção Eletrônica (em inglês, Electronic Unit Injection ou EUI). \”Este é um sistema revolucionário que permitirá aos motores novos e existentes atendam as normas atuais e até mesmo os próximos desafios em termos de normas de emissões,\” afirma o gerente geral de Aplicações Pesadas Diesel da Delphi, David Friday.
O novo sistema foi desenvolvido com a arquitetura do common rail convencional, na qual a pressão do combustível é gerada por uma bomba remota do tipo \”cam-and-plunger\” (came e pistão) lubrificada por óleo do motor, desenvolvida pela Delphi a partir de sua comprovada tecnologia de common rail para aplicações médias, e com duas arquiteturas de bombas de distribuição.
A primeira das arquiteturas de bombas de distribuição, conhecida como F2 P, é ideal para motores tipo \”cam-in-block\” (came no bloco), que tradicionalmente utilizavam um sistema tipo EUP. O mesmo layout e dimensões podem ser mantidos, com duas ou três bombas operadas por came, dependendo da potência do motor, e injetores dedicados que utilizam uma nova tecnologia de válvula dosificadora na saída de alta precisão.
A segunda arquitetura de bombas de distribuição, conhecida simplesmente como F2, é ideal para motores \”cam-in-head\” (came no cabeçote) que tradicionalmente utilizavam um sistema tipo EUI. Novamente, estes também podem manter seu layout e dimensões já existentes, utilizando duas ou três unidades de bomba/injetor combinados operados por came. Estes dispositivos altamente sofisticados utilizam uma mini-válvula patenteada para fechar o acesso ao bico quando a pressão está sendo direcionada ao acumulador de pressão (rail). Quando é necessário combustível no bico, o elemento bombeador é isolado e o combustível é direcionado do acumulador de pressão (rail) para a válvula dosificadora na saída de combustível.
Para ajudar a controlar o desempenho de seu novo sistema, a Delphi também está lançando um novo Controlador Eletrônico para Caminhões e um novo pacote de software de controle. Além de proporcionar um poderoso controle de combustão, o sistema é desenhado para integrar funções relacionadas ao veículo, bem como o controle de bordo (cruise control).