Segundo anúncio da Petrobras feito ontem (29/04), foi descoberta a maior reserva de gás natural do Brasil, no litoral paulista, a 137 quilômetros da região de São Sebastião e Ilha Bela, com capacidade de 70 bilhões de metros cúbicos de gás, equivalente a 440 milhões de barris de petróleo. A descoberta amplia em 30% as reservas de gás natural, atualmente estimada em 231 bilhões de metros cúbicos. O poço onde foi encontrado o reservatório de gás tem capacidade para produzir 3 milhões de metros cúbicos de gás por dia, que corresponde a 25% do consumo da região metropolitana de São Paulo. Comenta-se no mercado, que a nova reserva já era de conhecimento da estatal há algum tempo, e segundo essa versão, o anuncio teria sido feito ontem como forma de pressão ao governo boliviano, o qual ainda não negociou com o Brasil o preço do gás importado.

GLP – As distribuidoras do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) aguardam hoje (30/04), o repasse da defasagem cambial e da queda no preço internacional no GLP industrial, já que o gás residencial apresenta uma defasagem em torno de 7% ao preço do mercado internacional, apesar da ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, ter negado essa possibilidade. Segundo o diretor de abastecimento da Petrobras, Rogério Manso, \”os custos de importação na época de alta do GLP ainda não foram repassados integralmente. Sobre o repasse mensal agora não será mais\”. O valor da tonelada do GLP residencial está em R$ 870,00 desde 1º janeiro.

Gasolina – Como a redução dos preços dos combustíveis entra em vigor nas refinarias da Petrobras somente hoje (30/04), o consumidor ainda não pôde usufruir do desconto nos postos de gasolina. \”Ainda não recebemos o produto com preços antigos e temos algum estoque nessas condições. Só no sábado (03/04) deveremos sair com uma tabela nova\”, comenta o diretor superintendente da Ale Combustíveis, Cláudio Zattar.