As chuvas que caíram no início deste ano no País deterioraram aproximadamente 32 mil km de estradas, cerca de 12 mil km de rodovias estaduais e 20 mil km de federais. Por esse motivo, o Ministério dos Transportes irá desembolsar 30% da verba que dispõe em 2004 para manter e recuperar a malha rodoviária, mesmo com o risco de ocorrer novas chuvas. O governo federal irá aplicar de imediato R$ 300 milhões em processos que dispensam licitação, para restaurar viadutos, pontes e buracos, que não deverão durar mais que dois anos. Esses recursos servirão apenas para tornar as vias com as mínimas condições de tráfego. Em 2003, a União investiu cerca de R$ 650 milhões para tapar buracos em 32 mil km de rodovias, sendo que 62,5% desse total já se encontra numa situação pior que a registrada no ano passado. Até junho deste ano, o Ministério dos Transportes deverá aplicar R$ 958 milhões, ou seja, todo o recurso que deveria durar até o final do ano. Com isso, o investimento reservado para a duplicação de estradas, hidrovias e ferrovias poderá ser destinado para a operação tapa buraco, a menos que a pasta de Transportes receba verba adicional. O orçamento para recuperação e manutenção de rodovias deste ano é 38% superior ao do ano passado, mas mesmo assim o coordenador geral de restauração e manutenção do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), Hideraldo Caron, afirma que a situação é “muito preocupante.”