“As regiões de exclusão social coincidem com àquelas de menor mobilidade de trânsito.” Essa foi a afirmação do superintendente de projetos da CET/SP, Tadeu Leite Duarte, na conclusão do 8º Congresso Nacional de Trânsito (Conatran), realizado em São Paulo. A assessora técnica da Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo, Ana Odila Souza, disse que das 15 milhões de viagens realizadas diariamente por veículos motorizados , um pouco mais da metade são de coletivos, e 86% desses deslocamentos são feitos por ônibus. “ Os modais tem de se complementar, não competir”, disse Souza referindo-se a importância de uma política tarifária comum entre os diversos meios de transportes coletivo. No sistema de transporte desorganizado as linhas de ônibus realizam percursos longos, rodam com poucos passageiros e aumentam o custo operacional do sistema. Por esse motivo foram criados os terminais inteligentes, que são sistemas interligados com linhas estruturais servindo as regiões centrais da cidade e linhas locais percorrendo os bairros para levar as pessoas aos terminais.