A Ford vendeu 32 caminhões Cargo 3222 para a empresa Santos Brasil, os quais serão destinados para a operação de embarque e desembarque de contêineres em navios de carga da Tecon, Terminal de Contêineres no Porto do Guarujá/SP. Contudo, o cliente pediu para a Allison instalar transmissão automática nesses veículos, pois o mesmo modelo já opera desde 2001 no Porto do Rio Grande do Sul, com o mesmo componente e se apresentam eficientes, confiáveis e econômicos para o trabalho. O veículo de carga vem equipado com motor Cummins Turbodiesel Aftercooler de 8.270 cc, com 218 cv de potência e 88 kgfm de torque, a 1.600 rpm, com PBT de 15 toneladas e PBTC de 32 toneladas. A transmissão Allison possui seis marchas, com caixa totalmente eletrônica. “Embora o custo de transformação ser em torno de 35% do preço do veículo, com aumento de 5% no consumo de combustível, suas vantagens operacionais se tornam evidentes nestes tipos de operação, onde o caminhão trafega em ritmo de anda e pára”, destaca o gerente de marketing da Ford Caminhões, Pedro de Aquino. Para o gerente de contas da Allison, Carlos Roma, “a transmissão automática rejeita qualquer comando que possa danificar o equipamento e proporciona mais economia de combustível e suavidade na troca de marchas”.