A Ford está comemorando 46 anos de produção do primeiro caminhão brasileiro, o F-600, e exibe na Fenatran os novos modelos Cargo 815 S e Cargo MaxTruck 2421 e 2422. O modelo leve, que complementa a linha de 8 toneladas, tem entreeixo mais longo de 4300mm, PBT de 8250 Kg e capacidade de carga mais carroceria de 5.150Kg. O motor Cummins de152 cv de potência, transmissão Eaton de cinco marchas sincronizadas, comando de câmbio roletado, são os mesmos itens que equipam as outras versões do modelo Cargo leve.
Os modelos Cargo Max Truck 2421 e 2422 marcam o ingresso da Ford na linha de veículos 6×2 com terceiro eixo de fábrica. O PBT é de 24 toneladas, uma a mais que outros modelos similares, possui duas opções de distância entre eixos de 6.024 e 6.531 (esta permite a instalação de carroceria de 9.300 mm de comprimento). O C-2421 tem capacidade de carga útil mais carroceria de 17440 Kg e o C-2422 capacidade para 17.190kg. Ambos são equipados com suspensor no terceiro eixo, freios com regulagem automática das sapatas, filtro secador de ar, para evitar acúmulo de fluídos decorrentes da umidade do ar. \”O início das vendas desses lançamentos está marcada para 24 de novembro. A expectativa é atingirmos 100 unidades por mês do C-815 S e 200 dos 2421 e 2422\”, afirmou o gerente de marketing da Ford, Hamilton Fornasaro.
Em relação aos eletrônicos a montadora garante que já possui o produto. \”Queremos mostrar ao mercado que dominamos a tecnologia dos motores eletrônicos e estamos prontos para atender a legislação de emissões que entrará em vigor em 2005. No entanto, decidimos lançar esses novos modelos somente quando a lei entrar em vigor, seguindo a estratégia de oferecer produtos de qualidade que sejam economicamente viáveis e compatíveis com a realidade do mercado atual. Essa estratégia está em linha com o conceito do nosso slogan: Caminhões Ford, o melhor negócio em transportes\”, afirma Flávio Padovan, diretor de operações da Ford Caminhões.