Segundo pesquisa realizada pela NTC/TRUCK (Associação Nacional do Transporte de Cargas e a Truck Consultoria), a frota brasileira de caminhões que circula em rodovias cresceu 33,3% na última década, passando de aproximadamente 600 mil veículos para cerca de 800 mil unidades. Mas esse avanço aconteceu de forma desproporcional. A frota dos motoristas vinculados a empresas de carga própria (62,2%), vinculados a empresas de transportes (52%) e das empresas de transportes (41,7%), aumentaram acima desses percentuais. Já a frota dos transportadores de carga própria, que representa 24,4% e de carreteiros independentes (29,4% ), evoluíram abaixo da média. Essa diferente evolução da frota de caminhões comprova que o frete do autônomo independente não cobre os custos operacionais. Há indícios de que o transportador de carga própria esteja transferindo sua carga para o transportador autônomo e, provavelmente, até os próprios caminhões. Esse fato será investigado nos próximos meses através de pesquisa da NTC/TRUCK.