O pavimento de concreto deverá ser mais utilizado nas próximas obras de rodovias. Atualmente, o percentual utilizado desse tipo de pavimento representa 2% da malha rodoviária brasileira, como por exemplo a Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo e a Free Way, no Rio Grande do Sul, administradas respectivamente pelas concessionárias Ecovias e Concepa. Segundo a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), essa porcentagem deverá aumentar para 12% num prazo de dez anos. A ABCP irá participar do 3º Congresso Brasileiro de Concessão de Rodovias, que será realizado no período de 26 a 28 de novembro, em Gramado/RS e irá destacar a importância do concreto na ampliação da malha viária, que representa alta durabilidade e maior segurança para os usuários. A Concepa reconhece que a tecnologia exige mais investimentos, porém apresenta uma melhor relação custo/benefício. “As vantagens da utilização de concreto nas rodovias tem visibilidade imediata, mas o retorno do investimento é de longo prazo”, comenta o gerente de engenharia da Concepa, Marcelo Archanjo Dama. Após alguns meses da conclusão da Free Way, a medição do perfil longitudinal do pavimento de concreto foi de 40 mm/km, considerado um dos melhores índices de planicidade do País, pois nas rodovias norte-americanas o índice aceito como normal é de 150 mm/km. Para o gerente regional da ABPC Sul, Carlos Roberto Giublin, “com tamanha eficiência de resultados, temos a chance de reverter o quadro nacional de rodovias mal conservadas.”