Mesmo com a diminuição nas vendas de combustíveis contabilizadas entre janeiro e setembro deste ano, a Petrobras Distribuidora registra um faturamento líquido 40% maior em comparação aos nove primeiros meses do ano passado. Nesse mesmo período de 2002, a companhia teve um lucro de R$ 15,9 bilhões, contra R$ 22,9 bilhões em 2003. Já o lucro bruto aumentou 12% (de R$ 1,4 bilhão para R$ 1,6 bilhão) e o operacional 16% (de R$ 384 milhões para R$ 447 milhões). No ano passado o faturamento da empresa foi de R$ 24,7 bilhões e o lucro líquido de R$ 675,5 milhões, sendo que este último está elevado devido a venda de participação da BR em distribuição de gás. A empresa estima que fechará este ano com receita de R$ 30 bilhões e lucro líquido de R$ 300 milhões. Para 2004, com a expansão do PIB prevista em torno de 3,5%, a Petrobras Distribuidora estima um crescimento de 4% nas vendas. Além disso, a companhia irá lançar no ano que vem um cartão de afinidade para carreteiros e proprietários de comerciais leves. Com a previsão de expansão da economia no ano que vem, a empresa espera atingir, também, melhores resultados nas vendas de asfalto, coque, gás natural veicular e gás natural. Segundo o presidente da BR, Rodolfo Landin, “no acumulado até setembro de 2003, as vendas da BR recuaram 8% acima da média de mercado (-6,3%), mas os preços médios mais altos dos combustíveis sustentaram o resultado positivo dos três primeiros trimestres do ano.”