A Pesquisa Rodoviária CNT 2003, realizada desde 1995, tem por objetivo diagnosticar o estado geral de conservação das rodovias do País, considerando a qualidade do pavimento, a sinalização nas estradas e a geometria das vias. Durante um mês e dois dias de trabalhos, 11 equipes de pesquisadores percorreram cerca de 57 mil km de rodovias federais e estaduais pavimentadas, sendo 9.153 km pertencente à iniciativa privada. Este ano, a pesquisa inovou com a chamada georeferenciada de pontos críticos das rodovias, passando a identificar com mais precisão os buracos profundos no pavimento ou a queda de barreiras. A pesquisa apresenta mapas interativos na internet, com relatórios de trechos críticos e a identificação de 20% da extensão em piores condições de cada rodovia avaliada, e a ampliação do relatório analítico, com a introdução de 12 novas ligações rodoviárias pesquisadas. A Pesquisa Rodoviária CNT 2003 aponta que 58,5% (27.885 km) da malha rodoviária pesquisada apresenta o pavimento em estado deficiente, ruim ou péssimo; 77,6 % (36.977 km) das vias não estão sinalizadas de forma adequada; 34% (16.180 km) da extensão não possuem acostamento, e 28,2% (13.428 km) estão com as placas cobertas pelo mato. Trechos com ondulações ou buracos representam 8.077 km e em 21.195 km não havia a presença da sinalização de velocidade máxima permitida. O site www.cnt.org.br apresenta o relatório completo da Pesquisa Rodoviária CNT 2003.