O novo regime automotivo brasileiro, prestes a ser anunciado, conterá o que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, nomeou de \”tablita\”: tabela de pontuação para cada montadora instalada no País. Quanto mais pontos cada uma acumular, maior será a redução na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O critério principal para ganhar pontos será o conteúdo nacional, pois o objetivo central do regime é estimular investimentos das montadoras, em especial as da Ásia. Desde dezembro, veículos importados pagam 30 pontos percentuais a mais de IPI.
O desconto pode chegar a 100% dependendo da pontuação, mas, para não pagar nenhum IPI, a montadora terá de acumular muitos pontos, uma hipótese remota. Segundo o ministério, investimento em pesquisa e desenvolvimento serão os principais critérios para pontuar. Quanto mais tecnologia o veículo incorporar, mais pontos.
Pimentel deve apresentar na semana que vem o projeto do novo regime automotivo aos empresários do setor. Não espera restrições realmente relevantes. Por isso, prevê que nos primeiros dias de abril o pacote possa ser oficialmente anunciado, com a \”tablita\” e tudo.
Carro totalmente nacional – Um dos projetos do ministro Pimentel, é um veículo realmente nacional. Hoje, todos os automóveis produzidos no Brasil são de fábricas estrangeiras. Pimentel não acredita que se possa montar do zero uma fábrica brasileira, mas pode-se, sim, comprar uma. “Os empresários brasileiros poderiam formar um ‘pool’ e adquirir uma montadora estrangeira já instalada, o que significa que não seria necessário começar do zero”.

Fonte: Folha de S. Paulo