A Volvo recebeu o prêmio Marca do Ano em Caminhões Pesados, devido à performance registrada ao longo de 2002, quando assumiu a liderança com 31% de participação do mercado de pesados. O FH 12 380 recebeu o prêmio de Caminhão Pesado do Ano, pois foi o mais vendido em sua categoria no ano passado, contabilizando 2103 unidades comercializadas, conforme avaliação da promotora do concurso, a Lótus Comunicações, de São Paulo. Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Peter Karlsten, “o prêmio mostra a importância da marca no Brasil e a grande aceitação pelos nossos clientes. Não somos apenas uma fábrica de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, mas oferecemos soluções para transporte.” A Volvo procura se destacar no mercado de caminhões oferecendo seguro (o primeiro de fábrica para caminhão do Brasil), planos de manutenção, consórcio, várias linhas de financiamento, treinamento para motorista e outros itens. A montadora já definiu investimentos da ordem de US$ 100 milhões para renovação e ampliação da linha de produtos, que serão aplicados no País no período de 2003 a 2005.