A Scania acaba de anunciar um projeto de ações conjuntas com a Comgás para acelerar o desenvolvimento do mercado de Gás Natural Veicular (GNV) e de Biometano para veículos comerciais pesados.
O primeiro passo a ser dado pelas empresas será o mapeamento de Corredores e Rotas Logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de Gás Natural e Biometano no Estado de São Paulo.
De acordo com o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. A parceria reduzirá barreiras para a viabilização de soluções sustentáveis no transporte.
“Esta iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento”, acrescentou o executivo.
O plano das duas empresas contempla também avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus, visando a dar mais competitividade para os veículos pesados movidos a gás.
“Um operador de ônibus que tenha posto de abastecimento a gás em sua garagem ganha em produtividade pois pode encher os tanques em horário sem circulação”, explicou o executivo da Scania.
A principal vantagem do uso de Gás Natural como combustível no lugar do óleo diesel está no ganho ambiental. De acordo com levantamentos, uma frota de veículos pesados movida a GNV emite até 90% menos poluentes como NOx e Material Particulado.
“Dentro das cidades, onde o Gás Natural pode ser aplicado no transporte público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás podemos reduzir a quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças respiratórias”, destacou Podgorski.
Para o presidente da Comgás, Antonio Simões, o trabalho conjunto com a Scania é muito importante para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível nas frotas de veículos comerciais pesados.
Simões lembra que o Gás Natural é uma solução energética utilizada por diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois apresenta baixos índices de poluição e oferta abundante no mercado mundial.
A Scania produz caminhões e com motores a gás desde março de 2020 na planta de São Bernardo do Campo/SP. Os veículos podem ser abastecidos com GNV, Biometano ou uma mistura dos dois combustíveis.