Os empresários do setor de implementos rodoviários de carga aproveitaram a visita que o diretor do Denatran- Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense Pires, fez à sede do Simefre- Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários para entregar alguns documentos solicitando, entre outros, a redução dos custos e a burocracia para o bitrem com até 19,80m e 57t, com simplificação dos procedimentos de obtenção de AET (Autorização Especial de Trânsito); criação de uma relação máxima entre o Peso Bruto Total de Carga e o comprimento total das CVCs, a fim de evitar grande concentração de esforços nas pontes e contribuir para a maior estabilidade destas configurações. Estudos de algumas entidades demonstraram a incompatibilidade dos rodotrens de 20m e 74t com pontes projetadas de acordo com os trens tipo TB 36 e TB 45; diluição dos custos de propriedade das CVCs com até 26m, com a liberação da circulação diurna, uma vez que seu raio de giro é equivalente ao de um semi-reboque convencional de 18,15m e que o comprimento não constitui variável relevante na determinação do tempo de ultrapassagem. Segundo Mário Rinaldi, diretor do Simefre, a burocracia para a utilização do bitrem é muito grande. “São exigidos 29 documentos desde a sua fabricação até ele entrar na rodovia, concluiu”.