A Secretaria Estadual dos Transportes pode desmembrar o processo de licenciamento ambiental do Rodoanel, com objetivo de evitar o atraso nas obras e um desgaste entre ambientalistas, pois o trecho norte cortaria a Serra da Cantareira, passando pela área de captação de água da Sabesp. Um traçado alternativo se distanciaria da represa, mas passaria pelo parque do Juquery (área de preservação ambiental), além de continuar na área da serra e trazer um aumento de 6% no custo, e de oito quilômetros na extensão do trecho de 47,9 km. Um outro traçado possível, que passaria atrás da serra sem afetar a área de proteção ambiental, chegaria próximo a rodovia Dom Pedro I, que leva à Campinas/SP. Conforme técnicos da Dersa, a proposta é inviável, por não apresentar atratividade de tráfego, criando uma rodovia que não seria utilizada. Além disso, o desmembramento das licenças pode entrar em conflito com o Ministério Público Federal, que já havia defendido a realização do processo em conjunto e não em trechos separados.