Um grupo de trabalho intersecretarial foi criado ontem (4/12) em São Paulo, com o objetivo de elaborar e analisar projetos que visem o uso de tecnologias alternativas para a redução do consumo energético e eliminação de agentes poluentes na região metropolitana de São Paulo. Um dos participantes que assinou a Resolução a qual cria o grupo de trabalhos, o secretário do meio ambiente, José Goldemberg, afirmou: “hoje estamos relançando o tróleibus sem cabo, com motor híbrido, que utiliza menos combustível e polui menos do que o ônibus convencional.” Para colaborar com este esforço, o governo de São Paulo reduziu de 25% para 12% a alíquota do ICMS para o álcool. A partir de janeiro de 2004 circularão na capital paulista 15 ônibus híbridos com tecnologia totalmente nacional, fabricados pela Eletra. Segundo o fabricante, os veículos emitem 60% menos poluentes que um convencional diesel, tem custo operacional 30% inferior e uma vida útil de 15 anos. O valor desse veículo híbrido está avaliado em U$ 100 mil, valor equivalente a 30% mais que um ônibus convencional, porém custa 5% menos que um tróleibus. Seu motor diesel de 80 HP gera energia elétrica para o motor principal de 260 HP e podem utilizar qualquer combustível (diesel, álcool, gasolina e gás) para gerar energia elétrica de tração.