O Ministério da Saúde propôs 13 alterações e um artigo vetando toda publicidade de bebida alcoólica antes das 22 h. Isso ocorreu depois do governo federal editar às pressas uma medida provisória que liberava a propaganda de cigarro no GP Brasil de Fórmula 1. Entre as mudanças, o Ministério quer proibir a venda de cigarros ou derivados de tabaco em estabelecimentos que tenham livre acesso aos menores de 18 anos. Neste caso, a compra desses produtos só poderia ser feita em tabacarias, bares ou boates. Já a propaganda de bebidas alcoólicas seria permitida apenas entre as 22h e as 6h. Regulamento do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) já prevê que bebidas com alto teor alcoólica tenham exibição permitida entre as 21h30 e as 6h. A veiculação é livre para os produtos de baixo teor, como as cervejas, mas não pode ser em intervalo de programa infantil. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), países desenvolvidos que proibiram a propaganda de bebida alcoólica apresentam um consumo 16% mais baixo e 23% menos mortes no trânsito em comparação a outros que não têm restrição.