A Volvo Trucks North America acabou de anunciar nos Estados Unidos que em 2019 fará demonstrações do VNR Eletric, versão totalmente elétrica do seu modelo para aplicações em operações de distribuição e transporte regional. A previsão da montadora é que o veículo comece a ser comercializado em 2020.

O VNR é um dos produtos da marca que também produz para o mercado da América do Norte, o VNL (rodoviário de longas distâncias), VNX (para aplicações de transporte pesado, inclusive sua motorização vai até 605cv) e VHD (modelos para obras e construções).

A empresa anunciou que o veículo terá a mesma tecnologia do trem de força usado atualmente no modelo FE Eletric, apresentado em maio de 2018 para o mercado europeu. Ambos começarão a ser comercializados em 2020.

A introdução do modelo VNR Electric faz parte de uma parceria inovadora, conhecida como LIGHTS (Soluções de Transporte Pesado Verde de Baixo Impacto) entre o Grupo Volvo, Distrito de Gerenciamento da Qualidade do Ar da Costa Sul da Califórnia (SCAQMD) e líderes do setor em infraestrutura de transporte e recarga elétrica.

As unidades de demonstração do Volvo VNR Electric serão baseadas na tecnologia comprovada de propulsão e armazenamento de energia que está sendo usada atualmente no Volvo FE Electric e se baseia na experiência acumulada do Grupo Volvo em soluções de transporte eletrificado.

O presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, declarou que a versatilidade da nova série VNR, com trem de força totalmente elétrico, representa um passo estratégico em direção a um abrangente ecossistema de transporte eletrificado. “As cidades que priorizam o desenvolvimento urbano sustentável podem alavancar soluções de transporte eletrificadas para ajudar a melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído do tráfego”, complementou.

O executivo lembrou que o transporte comercial mais limpo, silencioso e totalmente elétrico também cria oportunidades para operações ampliadas matinais e noturnas, ajudando a reduzir o congestionamento de tráfego durante o horário de pico.

Para o diretor de marketing de produtos da Volvo Trucks North America, Johan Agebrand, reforçou que o Volvo VNR é ideal para aplicações como distribuição urbana pesada, frete e outras aplicações regionais, onde os caminhões elétricos terão o maior impacto.

“A série VNR recebeu boa aceitação do setor desde sua introdução em abril de 2017, e a adição de um trem de força totalmente elétrico oferece oportunidades ainda maiores de expandir sua presença no mercado de transporte regional”, acrescentou.

O VNR Eletric é parte do projeto Volvo Lights, cujo objetivo também ajudar os clientes da marca a fazerem uma transição segura e suave com base em suas necessidades individuais em relação a ciclos de condução, capacidade de carga, disponibilidade e outros parâmetros, conforme explicou Johan Agebrand.

“Vamos analisar tudo, desde análise de rotas e otimização de bateria até serviços e financiamentos, sempre visando oferecer alto tempo de atividade e produtividade”, disse. O projeto Volvo Ligths, envolverá 16 parceiros e transformará as operações de frete nas instalações de duas das principais frotas de caminhões dos Estados Unidos.

Conselho de Recursos do Ar da Califórnia( CARB), entidade que toma medidas para combater a mudança climática, concedeu preliminarmente US $ 44,8 milhões para o Plano de Gestão da Qualidade do Ar, um modelo regional da Califórnia para alcançar padrões de qualidade do ar e ar saudável, para

Volvo LIGHTS faz parte da California Climate Investments, uma iniciativa estadual que coloca bilhões de dólares em Cap-and-Trade para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fortalecer a economia e melhorar a saúde pública e o meio ambiente – particularmente em comunidades carentes.