A Childhood Brasil, através do Programa Na Mão Certa, tem acompanhado nos últimos 12 anos a participação de milhares de carreteiros na defesa dos direitos humanos da infância. São verdadeiros agentes de proteção nas estradas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma rede como essa não é um movimento simples de se construir. Foi criada com informação, dedicação e sensibilização de vários personagens do transporte de cargas. É motivo de orgulho para nós fazermos parte desse time. 

Engana-se quem pensa que a violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes é um problema apenas do nosso país ou de determinada região do Brasil. Recente pesquisa internacional, que contou com apoio da Childhood Brasil, realizada em mais de 40 nações, revelou que a violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre em todos os continentes. Inclusive em países considerados de primeiro mundo e que ostentam índices de qualidade de vida de fazer inveja a qualquer um. 

A pesquisa, no entanto, nos traz uma orientação firme de como mudar esse jogo: essa grave violação contra a infância pode ser evitada no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo. É necessário e urgente que governos, sociedade e o setor privado atuem juntos e incansavelmente no enfrentamento do problema. E nós, da Childhood Brasil, contamos com você, amigo carreteiro, para intensificar ainda mais esse trabalho que fazemos juntos nas estradas. 

Ser um agente de proteção é ficar atento a todos os detalhes. É também estar presente em vários lugares do Brasil ao longo do ano. É fundamental que a denúncia de qualquer atitude suspeita seja levada a diante. Essa denúncia pode, sim, salvar uma vida. O canal mais indicado é o Disque 100, que vale para todo o Brasil. Também é possível alertar a Polícia Rodoviária Federal pelo telefone 191, quando uma situação de vulnerabilidade for identificada em rodovias federais. 

Um agente de proteção faz toda a diferença. Mas, juntos, em uma rede de proteção, podemos fazer muito mais pelas nossas crianças e adolescentes. Em 2019, continuamos contando com você!