Os pneus são um dos itens que mais contribuem para o custo de uma empresa, estando entre segundo e terceiro item numa planilha de custo operacional. Por outro lado, trata-se de um dos fatores onde  estão as maiores oportunidades de desenvolver ações para redução imediata de custos. 

Um dos itens mais importantes para quem trabalha com transporte é saber por quais motivos seus pneus estão saindo de serviço. Ou seja, estão virando sucata. Todo pneu antes de ir para a sucata deve ser analisado minuciosamente para identificado que fatores tiraram ele de serviço, prematuramente ou no final da vida. Deve ser feito um relatório com dados básicos dos pneus tais como: marca, medida, quantidade de borracha remanescente na banda de rodagem e motivo pelo qual saiu de serviço.

Com o tempo, e a quantidade de pneus analisados, pode-se levantar dados importantes sobre os motivos da retirada de serviço e corrigir os pontos mais importantes. Os pneus podem ser retirados de serviço por uma série de motivos e com essa análise de sucata podemos visualizar a maioria deles:

Problemas de uso (motorista);

Erros na montagem e desmontagem do pneu (borracharia);

Problemas de alinhamento (mecânica);

Desgaste excessivo por abrasão

Esfregamento lateral (motorista);

Baixa pressão (borracharia);

Dilaceração da carcaça (furo do pneu);

Separações internas (defeitos ou uso).

Além deeses pontos, existem vários outros problemas que podem ser diagnosticados e corrigidos, evitando se despesas desnecessárias com pneus. Depois de levantados os principais motivos de sucateamento, deve ser feito imediatamente um plano de correção desses problemas, com o objetivo de transformá-los em lucro. 

Outro ponto importante ao se fazer uma boa análise de sucata é saber quanto de borracha remanescente havia na banda de rodagem no momento do descarte do pneu. Isso serve para avaliar quanto de dinheiro está sendo jogado fora, pois essa borracha remanescente foi paga (no pneu novo ou na reforma) e não foi utilizada, gerando um custo que poderia ser evitado ou melhor aproveitado, onerando o custo operacional do veículo.

Um bom controle de quilometragem aliado a uma boa análise de sucata, promovem uma visão ampla da real situação dos pneus de da frota de uma empresa, podendo contribuir muito para a redução dos custos e aumento do lucro.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]