Por Daniela Giopato

Maior quilometragem, redução no consumo de combustível e aumento da segurança são benefícios que o transportador pode obter com o Cyber Fleet, ferramenta eletrônica que a Pirelli está lançando no mercado brasileiro para o monitoramento de pneus. Denominado de TMS (Tyre Mounted Sensor), trata-se de um sensor instalado na parte interna dos pneus, que armazena informações sobre a pressão e temperatura do componente e as transmite em tempo real para o motorista do caminhão e o gerente da frota, através de sistemas GSM/UMTS.

6578tDe acordo com informações da Pirelli, o sistema informa a localização exata do pneu, chegando a prolongar sua vida útil em cerca de 10% e proporcionando economia de aproximadamente 600 unidades por ano. “Nossa meta é nos consolidarmos também como uma prestadora de serviços, fidelizar os clientes e agregar mais valor aos nossos produtos e também ao frotista”, declarou Flavio Bettiol Jr, diretor de marketing da empresa.

O Cyber Fleet é operado pela Internet (com nome e senha do usuário), permitindo que o cliente possa visualizar todos os veículos e ter acesso às informações sobre a pressão dos pneus. Caso haja necessidade de algum ajuste, o motorista é avisado para proceder a correção e evitar maiores danos ao componente.

Desenvolvido em parceria com a Schrader Electronics, o sistema está sendo comercializado em duas versões. Na dinâmica (pela qual os dados podem ser lidos à distância) e com informações de performance, como quilometragem e velocidade. Já na modalidade estática, os dados revelados pelo sensor podem ser lidos com o veículo parado por meio de um leitor externo que recebe, para cada sensor, informações de temperatura e pressão. Os dados podem ser transferidos para um computador para sucessiva análise e arquivamento.

A expectativa da Pirelli é de adotar o Cyber Fleet em 30 das maiores frotistas brasileiras de transporte de mercadorias e passageiros e espera vender entre 10 e 15 mil sensores. O custo do sensor varia de 30 a 35 dólares e a solução de hardware aproximadamente 300 dólares por veículo.