Por Elizabete Vasconcelos

Dez anos de atividade. Esta é a marca que a Ford Caminhões acaba de comemorar em sua unidade fabril localizada em São Bernardo do Campo (SP). A celebração da data, que aconteceu oficialmente em 17 de maio, foi marcada com o início da produção da linha Novo Cargo 2012 – que compõe o programa de investimentos da marca de aproximadamente R$ 670 milhões, no período de 2007 a 2013. “A nossa perspectiva é crescer em volume e na oferta de produtos para alcançar uma presença ainda mais forte neste mercado. Por isso é uma feliz coincidência comemorar o aniversário da fábrica com o maior lançamento de nossa história recente”, destaca Marcos de Oliveira, presidente da Ford no Brasil e Mercosul.

Tecnologia e novas contratações contribuiram para agilizar os processos de produção
Tecnologia e novas contratações contribuiram para agilizar os processos de produção

Inaugurada em 2001, a planta produz também os caminhões e picapes Série F, somando 35 modelos e mais de 300 configurações de produção. As unidades produzidas na unidade atendem o mercado nacional e países da América Latina, como Argentina, Chile e Venezuela. De acordo com informações da empresa, ao longo da última década, o volume de produção anual saltou de 22.970 veículos para 47.903 unidades. Com isso, o número de colaboradores também cresceu. No período, a força de trabalho na fábrica paulista subiu de 753 para 1.014 funcionários, sendo que este foi um dos fatores que possibilitou aumentar a velocidade da linha de montagem, de 13,9 para 22 caminhões por hora.

Outro item importante foi o investimento em tecnologia. “A fábrica recebeu equipamentos para atender o novo volume de produção”, ressalta Sérgio Guerreiro, gerente da unidade. Desde o início da operação, novos sistemas foram inseridos na rotina de trabalho da fábrica com o objetivo de facilitar e agilizar processos, com destaque para dois robôs que fazem a colagem de vidros. Os equipamentos garantem uma fixação mais precisa do para-brisa do veículo. Nos dez anos de existência, a fábrica paulista já produziu mais de 280 mil veículos. Todos os dias, 166 unidades são feitas na planta.