Por Alessandra Sales
Entre os dias 09 e 12 de março, o Consórcio Scania Brasil reuniu em um navio 900 convidados e desse total 400 clientes para mais um cruzeiro de integração, o qual a montadora chama de “Família Scania”. Promovido todos anos, o evento é um benefício concedido pela montadora para os clientes que adquirem cotas do Consórcio, o qual tem grande importância para a companhia, uma vez que a atividade é responsável por parte dos negócios da marca. No primeiro bimestre do ano, por exemplo, o Consórcio Scania Brasil correspondeu à venda de 510 unidades, 30% da comercialização da marca no período.
Para Antônio Carlos da Rocha, diretor do Consórcio Scania Brasil, a modalidade é um bom negócio porque permite facilidades para os clientes, tanto em cadastros quanto em taxas mais baixas, se comparadas as dos bancos. Além disso, o parcelamento da cota é realizado em até 100 meses e as parcelas permanecem sem aumento nos meses posteriores. “O consórcio possibilita grandes vantagens, embora os autônomos estejam cada vez mais distantes dele, porque compram modelos usados”, explica Rocha.
O gerente comercial do Consórcio Scania do Brasil, Antônio Vieira, lembra que em 2008 foi bom, pois apesar da crise internacional foram vendidas cerca de 2.500 cotas no último trimestre. Sua previsão para este ano é manter o mesmo crescimento do período anterior e superar as duas mil cotas comercializadas. Bastante otimista, Vieira prefere não falar de crise e justifica que o resultado obtido entre janeiro e fevereiro deste ano se deve à retração de mercado.
Entre os passageiros, o empresário de transporte João Carlos Coelho Silveira, dono da J.Silveira Transportes, de Gravataí/RS, com 40 caminhões em sua frota, dos quais 18 são da marca Scania, tinha acabado de adquirir 10 cotas do Consórcio. Para ele, a grande vantagem em comprar veículo da marca é a manutenção mais em conta e o valor da revenda. Até setembro próximo, Silveira pretende comprar mais 10 cotas do consórcio.
De acordo com Rocha, o Consórcio Scania Brasil dará continuidade ao projeto de incentivo ao cliente, com a “Família Scania”, e prevê a realização de novos eventos para os clientes do consórcio em setembro ou outubro deste ano. “A ideia de integração é justamente unir o útil ao agradável. O cliente adquire um veículo com prazo de pagamento diluído e proporciona momentos agradáveis para sua família”, finaliza