Por João Geraldo

Ainda em fase de comemoração por ter sido eleito o “Caminhão do Ano de 2009” na Europa, imediatamente ao seu lançamento em setembro de 2008, o novo Mercedes-Benz Actros já se encontra no Brasil – na versão 8X4, para 48 toneladas de PBT – e traz na bagagem um pacote de tecnologia que o torna um forte concorrente no segmento de mineração, construção civil e outras aplicações.
Com motor de 435 cv de potência, o novo Actros off-road recebeu a nomenclatura 4844 e chega para substituir a versão 4144, da qual a Mercedes-Benz havia trazido ao Brasil 99 unidades, sendo que 81 delas estão em operação na Fagundes Engenharia e Mineração Ltda, no município de Butiá/RS, onde atuam, como principal atividade, no transporte de carvão mineral retirado de minas a céu aberto. Outras 18 unidades estão nas empresas Rio Tinto (10) e Construsserra (08).

Frota de Actros 4144 adquirida pela Fagundes Engenharia opera desde novembro passado em mina de carvão mineral realizando 70 viagens por dia sem parar
Frota de Actros 4144 adquirida pela Fagundes Engenharia opera desde novembro passado em mina de carvão mineral realizando 70 viagens por dia sem parar

A empresa gaúcha de mineração é o primeiro grande cliente da Mercedes-Benz para o Actros 4844, que satisfeita com a performance dos modelos 4144 em operação, que havia comprado no ano passado, acabou de adquirir as primeiras 25 unidades da nova versão. Na ocasião, um dos dirigentes da Fagundes, José Fernando Fagundes, anunciou que pretende comprar outras 120 no decorrer deste ano. Atualmente, a frota da empresa é de 480 caminhões nas configurações 8X6 e 6X4, sendo que a metade é da marca alemã.

O gerente de produto da Mercedes-Benz do Brasil, Eustáquio Sirolli, considera as vendas para a Fagundes Mineração uma ação vitoriosa da montadora nesta primeira fase do projeto, cuja meta é participar do mercado brasileiro de mineração. “Em 2007 a Mercedes-Benz não participava deste segmento, e hoje já temos 220 unidades em operação, num mercado de cerca de 600 a 700 unidades/ano”, disse, ao enfatizar a penetração já obtida pela marca. Cabe explicar que antes da chegada do Actros 8X4, a Mercedes-Benz contava com o Axor 4144, com motor de 6 cilindros em linha, na mesma configuração, fruto de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa Multieixos.

Retrovisor com carcaça reforçada, painel de instrumentos eletrônico, banco confortável para o motorista e degrau articulável são alguns dos detalhes do Actros 8X4 importado da Alemanha
Retrovisor com carcaça reforçada, painel de instrumentos eletrônico, banco confortável para o motorista e degrau articulável são alguns dos detalhes do Actros 8X4 importado da Alemanha

Em relação aos Actros trazidos da Alemanha, Sirolli lembrou que os resultados colhidos são frutos de um projeto de sua responsabilidade, cuja negociação demorou três anos para ser concretizada. O Actros 8X4 foi apresentado oficialmente pela primeira vez no Brasil, na Fenatran de 2007, no estande da Mercedes-Benz (Daimler Chrysler, na época) e a Fagundes é hoje o maior cliente do produto, embora a montadora diz estar negociando também com outras empresas. Por tratar-se de um mercado bastante estratégico, inclusive também pelo lado do cliente deste segmento, citar nomes está fora de qualquer possibilidade.

Produzido na fábrica da Mercedes-Benz instalada em Wörth, na Alemanha, o Actros 4844 tem o preço na faixa de R$ 500 mil e incorpora um pacote de tecnologia que o torna um veículo bastante eficiente na operação a que se destina. De acordo com Sirolli, um dos grandes destaques do modelo é o conjunto do trem de força que reúne uma caixa de câmbio automatizada com um motor de 435cv, cujo torque impressiona.

O pacote de tecnologia do veículo inclui, também, freio Telligent Breake System; ABS, que não deixa as rodas travarem nas freadas, e ASR, que evita que os pneus de tração patinem; sistema eletrônico que indica que chegou o momento de trocar o óleo, filtro, etc e ainda dá a previsão da troca da lona de freio, entre outros itens.Também fazem parte do pacote de tecnologia do Actros 8X4 o controle de tração, freio adicional Retarder e a possibilidade de o motorista trocar a posição dos botões do painel, o qual acende luzes por sinais eletrônicos no lugar de fios, além de um equipamento que indica ao motorista o giro do motor que o veículo deveria estar e as teclas do computador de bordo são incorporadas ao volante.

Outros itens que se destacam são os degraus articuláveis, espelhos retrovisores com carcaça mais robusta e protetor do radiador e motor, além de ar-condicionado, item quase obrigatório no segmento. Também merecem atenção um sistema de barras que interliga as suspensões entre o primeiro e segundo eixo, que faz a distribuição do peso e a direção hidráulica com duplo circuito, sistema mais comum em tratores.

Por tratar-se de um caminhão que opera em condições idênticas em todas as partes do mundo, os únicos itens que recebe ao chegar no Brasil são a cinta de cardã, tacógrafo nacional e selo de emissões. Na América Latina existem, atualmente, mais de 4.000 Actros fora-de-estrada em operação.

DEMANDA NA MINA

O interesse da Fagundes em adquirir mais caminhões se deve principalmente em razão de uma nova mina, denominada B3, que começou a operar em novembro de 2008 e até julho próximo – quando passará a produzir 250 mil toneladas de carvão mineral/mês – os caminhões vão retirar quatro milhões de metros cúbicos de terra para chegar à primeira camada de carvão. Atualmente, 38 caminhões Actros operam na mina B3 e cada um deles realiza 70 viagens por dia, sendo que a capacidade de carga da caçamba é de 20 metros cúbicos de material. Fernando Fagundes destaca que a empresa testou caminhões de outras marcas antes de optar pelo Actros, e disse que sua escolha foi motivada principalmente pela maior capacidade de carga. Na mina B3 operam 38 modelos da Mercedes-Benz.

Em relação à manutenção do motor, “a unidade V6 que equipa o Actros 4844 tem os mesmos componentes do engenho que equipa o Axor no Brasil”, explica Eustáquio Sirolli, tratando-se, portanto, apenas que um é uma unidade em V e outra com os cilindros em linha no bloco. Os caminhões que operam na mina utilizam diesel B2 metropolitano e o combustível significa 25% do custo operacional do negócio

FICHA TÉCNICA

Motor MB OM 501 LA eletrônico
Tipo 6 cilindros em V, turbocooler
Potência máxima 435 cv a 1.800 rpm
Torque máximo 2.100 Nm a 1.080 rpm
Cilindrada 11.946cm3 Transmissão MB G 240 – 16 (16 marchas à frente e 01 a ré)
Eixos Dianteiros (1º e 2º) – MB VL 4/55D – capac. Técnica 9 ton cada um
Eixo traseiro (1º) – MB HD 70/056 DGS – capac. Técnica 16 ton
Eixo traseiro (2º) – MB HL 7/056 DS – capac. Técnica 16 ton
Velocidade máxima – 80 km/hora
Capacidade de subida de rampa – 67%