Por João Geraldo
Fotos: Divulgação

Focada em estabelecer contato direto com motoristas de caminhão e frotistas de diversas regiões do País, a terceira edição da Caravana Ford Econoshow realizou 10.056 testes de caminhão com os modelos Cargo extrapesado 2842 6X2 e o semipesado 2429 6X2. A ação da montadora contou com 31 etapas – de quatro dias cada uma – no período de junho de 2014 a fevereiro de 2015, em 13 Estados (SP, MG, BA, SE, PE, RN, CE, GO, MT, MS, PR, SC e RS) e teve como um de seus objetivos mostrar e divulgar o potencial dos produtos da marca. A Caravana teve também como meta aproximar e ampliar o relacionamento da Ford com profissionais do ramo do transporte rodoviário de cargas.

Nos mais de 10 mil testes realizados durante a Caravana, os caminhões colocados à disposição dos profissionais do transporte rodaram juntos mais de 76 mil quilômetros. Dos quatro modelos Cargo 2842 6X2, dois estavam implementados com semirreboque graneleiro e carga e dois com semirreboque basculante, todos lastreados com 20 toneladas de carga líquida. Um Cargo semipesado 2429 6X2, com baú, também esteve à disposição dos motoristas.

O gerente nacional de vendas e marketing da Ford Caminhões, Antonio Baltar Jr, destaca que a Caravana Econoshow é uma demonstração de tecnologias e inovações para aumentar a segurança, conforto, economia e produtividade dos usuários dos caminhões Ford Cargo. Ele conta que a terceira edição do evento recebeu mais investimentos por parte da empresa e teve o objetivo específico de contar para os motoristas de caminhão e transportadores que a Ford tinha entrado no segmento de extrapesados.

“Precisávamos de um programa audacioso para impactar os profissionais que rodam pelos quatro cantos do Brasil. Por isso dobramos o número de etapas e passamos pelos maiores postos de serviços do País e atingimos nosso objetivo. Mais de 10 mil carreteiros dirigiram nossos caminhões”, detalhou Baltar. Ele lembra que todos os testes foram realizados em percursos de rodovias, com os caminhões lastreados operando em condições reais de trabalho, para que o motorista tivesse a oportunidade de sentir toda a capacidade dos veículos. “A terceira edição da Caravana Econoshow proporcionou um dos mais longos programas de test-drive de caminhões já realizados no Brasil”, reforça.

Outro ponto destacado pelo executivo é a pesquisa que foi realizada antes e depois de os clientes e motoristas dirigirem os caminhões. De acordo com Baltar, antes eles viam os veículos como regulares ou bons, mas depois do teste os classificaram como excelentes. “Houve conversão de opiniões em mais de 70%. O objetivo dessa metodologia era mostrar para o motorista que os modelos extrapesados da marca têm a capacidade esperada pelo mercado”, disse. Ele destacou também que a partir do momento que o motorista dirige o caminhão e gosta, ele fala bem do produto com pelo menos outros três. “Ficamos muito felizes com os resultados obtidos na terceira edição da Caravana Ford Econoshow”, completou.

A Caravana Ford Econoshow contou com presença constante de técnicos para explicar aos motoristas todos os detalhes dos caminhões antes e durante os testes, e também com consultores para indicar aos transportadores quais são as melhores opções de caminhões da marca para eles obterem a produtividade esperada. Equipe para dar apoio a clientes em trânsito também fez parte do evento nas diversas regiões por onde a Caravana passou. Outro destaque foi a concessão de vendas com preços especiais para os participantes.

O Odontomóvel – consultório móvel montado sobre um modelo leve da Ford – também participou da Caravana atendendo motoristas, familiares e até frentistas que haviam recebido tratamento na edição anterior e que retornaram para nova consulta com o Dr. Cássio Mello. “O Ford Econoshow tem também a finalidade de levar ação social às estradas”, concluiu Baltar. Todo carreteiro que realizou o teste drive ganhou uma jaqueta da Ford.