Estatísticas mostram que o número de acidentes nas rodovias é cada vez mais maior, sendo que as principais causas são os fatores que interferem na atenção dos motoristas. O álcool, por exemplo, reduz a habilidade para controlar as más condições do trânsito, prejudica a capacidade de julgamento de situações e induz o motorista a desrespeitar as normas de trânsito, sem considerar suas conseqüências ao corpo humano.

A busca por alternativas que contribuam para reverter esse quadro tem estimulado entidades e empresas do setor de transporte rodoviário a criarem programas e campanhas com objetivo de conscientizar os motoristas de todas as partes do mundo. A Volvo Truck é uma dessas empresas e, em parceria com o Conselho Europeu de Segurança em Transporte (ETSC), vai realizar – durante um período de três anos – uma campanha na Europa chamada de “Sóbrio e Seguro”, para melhorar as diretrizes locais, regionais e na- Foto: Arquivo cionais de prevenção contra direção sob o efeito de álcool.

As empresas vão identificar e apoiar bons exemplos nos setores de saúde e de transporte para executarem programas de treinamento e atividades de natureza informativa. A meta principal da campanha é aumentar o conhecimento sobre a ligação existente entre o álcool e os acidentes de trânsito, sendo dirigida principalmente a políticos, formadores de opinião, organizações de segurança e indústria dos transportes.

Anualmente morrem na Europa em acidentes de trânsito cerca de 40 mil pessoas, sendo que um terço das ocorrências está diretamente ligado ao álcool. Segundo as empresas envolvidas, a ação irá contribuir para a meta da União Européia de reduzir pela metade o número de fatalidades em acidentes de trânsito até 2010. Para reforçar a mensagem serão realizados diversos eventos na Suécia e em países membros da União Européia(DG).