Por João Geraldo

Ampliação do quadro de funcionários, criação de um centro de engenharia para desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos clientes e foco total numa maior participação no mercado brasileiro de veículos pesados fazem parte do leque de ações da Iveco, montadora que este ano triplicou a produção diária de veículos na sua fábrica de Sete Lagoas/MG e fechou a venda de um lote de 183 caminhões para um mesmo cliente, a Martins, empresa mineira do segmento de atacado.

Trata-se de um balanço positivo para a empresa, que tem a já divulgada meta de chegar ao ano de 2010 com 10% de participação no mercado brasileiro de caminhões. Hoje, a marca tem pouco mais de 4%, mas encerrou o mês de abril na terceira posição de vendas de caminhões pesados. Desempenho inédito para a empresa que está no País desde 1998. “Somos uma empresa jovem no Brasil e imaginamos terminar o ano de 2007 com algo em torno de 5,5% e 6,0% de participação”, disse Marco Mazzu, presidente da montadora no País.

O executivo explicou que a negociação com a Martins envolveu a venda de 85 modelos Stralis, sendo 65 na configuração 4X2 e outros 20 6X2, equipados com motor de 380cv. Estes veículos vão tracionar semireboques tipo furgão, com 14,60m de comprimento no transporte de mercadorias entre os centros de armazenamento da empresa, em vários Estados. Os demais caminhões são 88 EuroCargo 170E22, com versão de entre eixos ampliada de 4.818m para 5.670, para receber baú de oito metros e transportar 8.500kg de carga líquida. Estes veículos vão atuar na distribuição aos clientes. Também fazem parte da compra 10 unidades EuroCargo Cavallino equipadas com baú de 8,5 metros. Esta é a segunda grande venda da Iveco para o atacadista mineiro. A primeira, ocorrida em 2002, envolveu 170 modelos semi-leves, chassi-cabine da linha Daily.

De acordo com Alair Martins, dirigente fundador da empresa, a aquisição de 183 caminhões é uma opção consciente, pois “em comparação à concorrência, o custo de manutenção da Iveco demonstrou ser o mais vantajoso”, disse o empresário, acrescentando que “a Martins compra desempenho e não apenas ativo”. Pelos testes feitos pela empresa, os caminhões da marca apresentam uma melhora de 5 a 6% no consumo de diesel, em comparação aos veículos da frota atual da Martins, cujo consumo médio é de 2,75km/ litro, com caminhões mecânicos e eletrônicos, segundo o empresário. Os caminhões novos têm contrato de manutenção por cinco anos e sistema de rastreamento.

“Além disso, comprar um veículo Iveco mexe com a emoção, porque a montadora está em nosso Estado”, disse. Martins concluiu lembrando que o negócio, no valor R$ 35,5 milhões, pagos à vista, incluiu um acordo pelo qual a Iveco vai proporcionar treinamento para 920 dos seus motoristas próprios, dos quais 810 atuam na distribuição e 110 na transferência de carga das centrais de armazenagem para as filiais. A empresa atacadista, por sua vez, plantará nove mil árvores nativas no Estado de Minas Gerais.