Pesquisa realizada por uma comissão formada por empresas do transporte e órgãos de trânsito mostrou que o condutor é o responsável por três a cada quatro acidentes no Brasil, que atingem anualmente a marca de 83 mil ocorrências. O fato de os motoristas de caminhão terem de cumprir prazos apertados provoca a fadiga e, de acordo com especialistas, resulta no rebaixamento do estado de consciência e o condutor passa a dirigir de forma automática e sem segurança.

Dárcio Centoducato, diretor de gerenciamento de risco da Pamcary, empresa responsável por estudo sobre os acidentes de caminhão no Brasil, realizado em 2005, defende que o fator preponderante dos acidentes é o motorista cansado e dirigindo em velocidade incompatível com o trecho sinuoso. Falhas da natureza humana, embora se possa dizer que os motoristas de veículos de carga, de forma geral, são mais vítimas do que vilões neste cenário em que mais de oito mil vidas são perdidas anualmente, apenas computando-se acidentes no transporte rodoviário de cargas.

Estipular um controle de jornada tornou-se uma atividade fundamental para combater diretamente essa causa, para isto o transporte deve ser realizado de forma planejada e monitorada. Evidentemente não basta se estabelecer um padrão de viagem segura. É necessário o monitoramento de seu cumprimento atrelado a um sistema de pontuação dos motoristas, recompensado-os financeiramente”, afirma Centoducato. Outro ponto importante diz respeito às empresas, que devem criar condições para o comportamento seguro dos profissionais que transportam suas cargas. (DG)