Uma pessoa com saúde bucal boa é aquela que apresenta uma boca saudável, sem cárie e outras doenças periodontais, sem feridas ou manchas, sem mau hálito e que mantenha mastigação, deglutição e comunicação adequadas, além de ser esteticamente agradável. A definição é do cirurgião-dentista, Dr. Cássio Melo, responsável pelos atendimentos realizados no Odontomóvel, que faz ainda um alerta: mesmo apresentando um quadro positivo é importante sempre estar atento a qualquer situação diferente como dor, sangramento, alteração de cor de mucosas e gengiva, sensibilidade a frio, calor e doce, pois podem ser sinal de alguma doença bucal, que quando diagnosticada precocemente pode ser tratada sem causar maiores problemas.

“Culturalmente, o conceito é de visitar o dentista a cada seis meses, mas hoje sabemos que uma série de itens pode alterar para mais ou menos este período. O ideal é ficar atento, pois cada problema exige um determinado tratamento e cuidado”, afirma Melo. Pacientes com problemas graves de ordem gengival (periodontites) devem visitar o dentista em tempos mais curtos (muitas vezes a cada três semanas). Outro grupo que deve monitorar com frequência a saúde bucal é o de portadores de diabetes. A periodicidade é determinada pelo dentista, que avalia o perfil do indivíduo em tratamento, que, consequentemente, deve estar consciente desta responsabilidade.

Independente do caso, o cirurgião ressalta que é bom manter sempre os hábitos diários para promover uma boa saúde bucal com a escovação diária, utilização do fio dental e enxaguatório bucal. (DG)