Por Daniela Giopato

Um dos destaques da Mercedes-Benz na Fenatran é o Actros 2646 LS 6×4, equipado com motor eletrônico OM 501 LA V6, de 456cv, e entreeixos de 3.300 mm. O modelo oferece a maior potência da linha de caminhões pesados da marca no País e aumenta a gama de opções para este segmento, que já conta com versões de motorização da linha Axor, entre 326 e 428 cv. Produzido na Alemanha, onde conquistou o título de Caminhão do Ano em 2007 no Salão da IAA, em Hannover, o Actros 2646 é equipado com câmbio automatizado sem pedal de embreagem, sistema de orientação de faixa de rolagem, de controle de proximidade, de freios com ABS e ASR, bloqueio de deslocamento para partida em rampa e assistente ativo de frenagem.

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Outros destaques do modelo são suspensão a ar com quatro bolsões por eixo; cabine Megaspace com piso plano, altura interna de 1,92m e largura de 2,26 metros, cama com três compartimentos para objetos e ar condicionado que funciona mesmo com o caminhão desligado. A caixa automatizada é a PowerShift G330, de 12 velocidades. A versão fora- de -estrada da família, o Actros 4844 8×4 basculante, já comercializado no Brasil, também é exibido no estande do montadora.

 

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Ainda na linha de pesados, a Mercedes-Benz apresenta o cavalo-mecânico Axor 2535 6×2, com motor de 354 cv, indicado para composições com peso bruto total combinado (PBTC de 48,5 ou 50 t)-, câmbio de 16 marchas e o segundo eixo traseiro com suspensor pneumático, freios a disco ou a tambor, freio ABS de série, cabina leito teto baixo ou alto, climatizador e computador de bordo.

Accelo 915C
Accelo 915C

A Mercedes-Benz lança também, como item de série, o câmbio semi-automatizado G240 de 16 marchas para a linha Axor fora-de-estrada equipada com motor de 12 litros, dispinibilizado no Axor 4144 6×4, com destaque para a manopla do câmbio Telligent®, posicionada em um console ao lado do banco do motorista, para facilitar a troca de marchas. “Apresentamos também as versões cabine leito teto alto para o Atego 2425 6×2”, anunciou Tânia Silvestri, diretora de marketing e desenvolvimento da rede de concessionários da Mercedes-Benz do Brasil.

Axor 2544 - Série Especial
Axor 2544 – Série Especial

Outro modelo da marca em exposição na Fenatran é o Axor 2544 Série Especial, que comemora o marco de 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil pela montadora desde 1956, além da versão tunada do Axor 2644 6×4, modelo indicado para tracionar composições de 9 eixos com PBTC de 74 toneladas (rodotrem) e de 57 toneladas (bitrem). Além do segmento de pesados, a montadora traz novidades também para a linha de veículos leves na faixa de 3,5 a 4,6 toneladas de PBT. Uma delas é o Sprinter 311 Street, com entreeixos alongados, direcionado para o transporte de carga e que permite a circulação em áreas com restrição com capacidade semelhante a de um caminhão leve. O veículo já sai de fábrica preparado para receber implementos como caçamba, baú carga seca, baú frigorificado e outros tipos de carroçarias. Com 3.500 kg de PBTC e rodado traseiro simples, carrega carga líquida de 1.825kg (entreeixos de 3.550mm) ou 1.775 kg (entreeixo de 4.025mm). A empresa disponibiliza também a versão de entreeixos extralongo do furgão Sprinter Street 311 CDI, com capacidade volumétrica útil de 13,4 metros cúbicos.

Actros 4844
Actros 4844

Modelo destinado ao transporte de passageiros que também faz parte do portfólio de veículos da marca é o Sprinter 413, com capacidade para transportar 20 pessoas (motorista mais 19 poltronas de passageiros), PBTC de 4.600 kg e rodado duplo no eixo traseiro, entreeixos de 4.025mm e teto alto. A caixa de câmbio de cinco marchas é mecânica de linha, com opção para automatizada Mercedes-Benz de seis marchas.

Atego 2425
Atego 2425

A participação da Mercedes-Benz na Fenatran será marcada também pela apresentação de iniciativas ligadas a produtos e serviços que ajudam o cliente a reduzir custos com a manutenção de veículos, além de ações que contribuem com a preservação do meio ambiente. Entre as iniciativas estão as peças remanufaturadas da linha Renov, que reduzem o consumo de matéria prima e o descarte de produtos na natureza.

Sprinter Chassi-cabine
Sprinter Chassi-cabine