Com câmeras no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores, telas em substituição ao painel de instrumentos, mais um pacote de tecnologias que o tornam um caminhão semiautônomo, o novo Mercedes-Benz Actros, apresentado no IAA deste ano, já começou a ser vendido na Europa. A empresa está investindo em veículos com diferentes fontes de energia
Por João Geraldo
Quatro anos após apresentar no IAA (Salão Internacional de Veículos Comerciais, em Hannover, Alemanha) o Future Truck 2025, protótipo de caminhão rodoviário que pode rodar de forma autônoma, o Grupo Daimler lançou este ano na Feira o novo Actros, um caminhão que traz um pacote de tecnologias que o capacitam a trafegar de modo semiautônomo. Considerado pela companhia uma das principais atrações do Salão deste ano, conforme foi anunciado, o veículo já está à venda para o mercado europeu.
Equipado com a mesma cabine, o diferencial mais notado no caminhão é visto pelo lado de fora com a ausência dos tradicionais espelhos retrovisores externos, substituídos por câmeras. Sendo assim, o motorista vê as imagens em telas de monitores instalados um de cada lado na primeira coluna da cabine. O sistema vai além da visibilidade a todos os pontos cegos ao redor do veículo.
Mas é no interior da cabine que se nota que as novidades vão muito além da ausência de espelhos retrovisores. No lugar do painel de instrumentos o motorista conta com duas telas multimídia coloridas de alta resolução posicionadas ao centro, onde se encontram conta-giros, velocímetro, mostrador de nível de combustível etc. Na outra, com padrão touchscreen, o carreteiro controla a maioria das funções do caminhão. “Com os monitores à sua frente, o condutor tem tudo que ele precisa saber sobre o veículo e a carga”, reforçou Guido Groch chefe do New Actros.
Outro destaque da tecnologia do novo Actros é o pacote Active Drive Assist, que por meio de diferentes funções disponibiliza a direção autônoma parcial, fazendo o veículo frear, acelerar e trafegar de modo independente. Esse sistema reúne, por exemplo, as funções para e anda (stop and go) e assistente de faixa, que mantém o veículo trafegando dentro das faixas da estrada.
Já uma combinação de câmeras e radar que compõem o sistema de Freio Ativo (Active Brake Assist), entra em atividade automaticamente em situações de perigo de colisão traseira, de pessoa ou objeto na pista ou em outro ponto qualquer da lateral do caminhão. Em demonstração realizada pela Mercedes-Benz, o caminhão, na função Sideguard Assist, identifica, por exemplo, um ciclista que esteja ao lado do veículo e na possibilidade de choque freia automaticamente.
Conforme foi anunciado, ao todo são mais de 60 dispositivos de inteligência aplicados ao veículo. Stefan Buchner, chefe mundial de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, destacou que o New Actros é o primeiro caminhão pesado de série, em todo o mundo, com sistema de assistência que o tornam parcialmente automatizado. Outro ponto destacado sobre o veículo é a redução de consumo de diesel de até 5% em rodovias e 3% em rotas urbanas graças ao ganho aerodinâmico em razão da ausência dos retrovisores tradicionais (e também a mudanças aplicadas ao eixo traseiro).
Conforme foi anunciado, as encomendas para a compra do veículo foram feitas na própria IAA, com o detalhe de que as primeiras 400 unidades produzidas receberam o nome de “Edition 1”, com todos os opcionais de segurança e conforto. “Esse caminhão fará a diferença para os motoristas nas estradas”, concluiu Buchner. A maioria das inovações foram estendidas também para os modelos Arocs, a linha fora de estrada da Mercedes-Benz na Europa, papel desempenhado no Brasil em maior parte pelos modelos Axor, que lá não são mais produzidos.
Outras novidades do Grupo Daimler Trucks na Feira de Hannover ficaram por conta dos modelos eActros totalmente elétrico, para distribuição, já em testes com clientes da marca. O Actros elétrico movido a baterias é um veículo direcionado à distribuição, menor. Outra novidade exposta da linha Actros foi uma versão NGT (a gás). Modelos da marca Fuso, montadora Mitsubishi, parte do Grupo Daimler, também foram destacados. O E-Fuso Canter, por exemplo, é o primeiro elétrico do grupo a ser produzido em série, enquanto o E-FUSO Vision One, um caminhão pesado conceito totalmente elétrico, para distribuição regional.
Para o segmento de vans, os destaques da marca ficaram para a Sprinter movida a célula de combustível com autonomia para 500 quilômetros, além do furgão e chassi com tração nas rodas dianteiras, nas traseiras ou nas quatro. Também ganharam destaque os novos sistemas de segurança a assistência e interconexão em rede como itens de série e o novo cockpit com sistema de informações e entretenimento. Uma das curiosidades no estande do Grupo Daimler foi a Vision Urbanetic, uma visão do futuro de veículo leve de carga e passageiro.