Por João Geraldo

Apresentado em outubro de 2009 como o primeiro caminhão desenvolvido pela Iveco na fábrica de Sete Lagoas/MG, o Vertis acaba de chegar à segunda geração com uma série de inovações que o tornaram um veículo mais competitivo em sua categoria. O sobrenome HD, que o modelo traz agora na lateral da cabine, é uma referência à robustez e confiabilidade do produto, segundo o pessoal de marketing e de vendas da montadora. Por isso, as melhorias vão além das duas letras e buscaram mais do que a adequação e atualização ao mercado, e sim torná-lo o “veículo ideal para o varejo brasileiro”, conforme explica o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti.

Disponível nas versões para nove e 13 toneladas de PBT, o novo Vertis tem a missão de elevar a participação da Iveco dos atuais 2% para 7% no segmento de caminhões de oito a 15 toneladas. Considerando as previsões atuais de 45 mil unidades comercializadas em 2013, a Iveco esperar vender pouco mais de três mil unidades até o final de dezembro deste ano.

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Cabine estendida da versão para 13 toneladas de PBT tem espaço na parte traseira para motorista guardar objetos e utensílios do motorista

 

A aposta no novo Vertis HD está apoiada nos resultados obtidos em 140 testes, sendo a maior parte deles em Sete Lagoas/MG, nos quais foram percorridos um milhão de quilômetros, no Brasil e Itália. De acordo com o diretor de engenharia da fábrica da Iveco no Brasil, Ugo Delfino, 400 mil quilômetros foram rodados em estradas e vias urbanas, além de outros 100 mil em rotas com o asfalto comprometido e mais circuitos específicos para atestar a vida útil dos componentes, a resistência estrutural, suspensão e itens da cabine.

De acordo com Alexandre Serretti, diretor da plataforma de veículos leves e médios da Iveco, uma nova suspensão de cabine. Desenvolvido com quatro pontos de fixação, novas molas e amortecedores, o sistema tornou o veículo um dos mais silenciosos e confortáveis do seu segmento. “A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de nova barra estabilizadora”, completou Serretti.

Em termos de desempenho, a nova geração está também com maior potência. A versão de nove toneladas de PBT é equipada com motor de 77cv de potência, 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a versão anterior. Quanto à versão para 13 toneladas (cabine estendida) o motor subiu para 182cv de potência e 3,4% de ganho no torque. Produzido pela FPT (Fiat Power Train), trata-se de um engenho de 3.920cm³, quatro cilindros e injeção direta common rail.

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O trem de força das duas versões do Vertis tem transmissão ZF 5S 580 TO mecânica, com cinco marchas à frente e uma à ré. A de nove toneladas tem relação de 0,76:1 na última marcha e a de 13 toneladas 0,72:1. Delfino destaca ainda a economia de combustível do modelo, pois segundo ele, os testes de economia em campo apontaram que os motores do Vertis estão 11% mais econômicos do que os dos concorrentes. A troca de óleo foi elevada para 20 mil quilômetros e, dependendo da aplicação até 40, mas com lubrificante sintético.

Dentro da cabine da versão para 13 toneladas, um dos destaques é o espaço de 862 litros atrás dos bancos, o qual aumenta a sensação de maior espaço interior e pode ser usado para guardar objetos e utensílios do motorista. As duas versões contam com itens de série como faróis de neblina, regulagem de altura dos faróis, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo ambos com apoio de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, antena e alto-falantes e assoalho da cabine revestido com material sintético. O Vertis para 13 toneladas conta ainda com cabine estendida, ar-condicionado, rodas 7,00 e 20 e pneus 9,00 R20. Na versão mais leve a roda tem as medidas 6,00 x 17,5 e os pneus 215/75 R17.5. Rádio, segundo tanque de combustível e tomada de força são opcionais nas duas versões.

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O novo Vertis teve todo o sistema de suspensão da cabine modificado para melhorar o conforto dos ocupantes e sai de fábrica com vários itens de série

Alcides Cavalcanti, lembra que os caminhões na faixa de oito a 15 toneladas de PBT representam 22% do mercado brasileiro, que encerrou 2012 com 38.500 unidades. Ainda de acordo com o diretor comercial da Iveco, 52% destes veículos atuam em cidades de médio e grande porte, como Rio de Janeiro e São Paulo, em aplicações como o transporte de verdura, materiais de construção e móveis entre outros itens. O novo Vertis tem garantia de um ano, mais um ano para o trem de força e quem comprar até 31 de março ganha um ano de troca de filtros. A versão mais leve tem preço sugerido de R$ 115 mil e a mais pesada R$ 135 mil.