Por João Geraldo

O produto ainda não está finalizado para o mercado brasileiro, mas a Ford Caminhões acaba de oficializar o ingresso da marca no segmento de extrapesados no País, ao apresentar aos jornalistas que cobrem o setor do transporte rodoviário de cargas, o primeiro protótipo de seu caminhão extrapesado para 56 toneladas de PBTC, no final de janeiro deste ano. O veículo, um cavalo-mecânico 6X2 com a designação 2842 estampada na lateral da cabine, é inédito no mundo e foi lançado simultaneamente na Turquia, onde a Ford tem uma fábrica e produz também toda a linha Transit.

Desenvolvido pela Ford América do Sul em parceria com a Ford Otosan, na Turquia, o veículo – considerado produto de classe mundial – encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e está sendo encarado pela montadora como o lançamento do ano no Brasil, no setor de veículos de carga. De acordo com o diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim, trata-se do primeiro desenvolvimento global da Ford em termos de caminhão desta categoria.

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Apesar de estar previsto para ser lançado este ano, a Ford não divulga ainda detalhes técnicos do seu caminhão extrapesado

Sendo que o desenho da cabine foi redesenhada para um veículo maior, na fábrica de Camaçari/BA, partindo do atual Cargo. Os testes de desempenho e durabilidade do veículo incluíram atividades em estradas brasileiras e também em campos de prova na Europa. Oswaldo Jardim lembra que o Cargo extrapesado que já está sendo comercializado na Turquia tem a mesma plataforma do que será lançado no Brasil, porém com certas diferenças e adequações relativas a cada mercado.

Em relação à motorização, na Turquia o Cargo extrapesado é equipado com motor produzido pela Fiat Power Train (FPT) – empresa do Grupo Fiat que produz os engenhos de todos os veículos produzidos pela Iveco, inclusive para o caminhões que saem da linha de montagem da fábrica de Sete Lagoas/MG. A Ford não revela ainda dados técnicos do Cargo 1842, e também não divulga quem são os fornecedores do motor, caixa de câmbio e eixos, embora há fortes indícios de que seja também a FPT. Isso porque o atual fornecedor da Ford do Brasil não produz no País motores para caminhões com potências acima de 400cv “A Ford vai entrar neste segmento porque o Brasil deverá crescer entre 3 a 4% nos próximos anos nesta faixa de carga, e vai precisar de caminhões extrapesados. É uma categoria importante em termos de receita”, disse Jardim. Ainda de acordo com ele, em 2012 os caminhões desta categoria garantiram faturamento de R$ 10,8 bilhões para os fabricantes. O novo Cargo, que será produzido na fábrica de Ford de São Bernardo do Campo/SP, também será exportado para outros mercados da America Latina.

 

FORD BRASIL NOVO CARGO 2842 JANEIRO 2013

“O Brasil promete muito para o futuro, pois além da produção de grãos e o consumo interno estarem em crescimento, devido às mudanças de classe social dos brasileiros, temos também o pré-sal. É um País que podemos acreditar”, acrescentou. O executivo lembrou também do interesse que o mercado brasileiro de extrapesados tem despertado em montadoras que ainda não atuam no Brasil e já se preparam para instalar fábricas. “Quem está vindo para o País vai entrar no segmento de extrapesados porque é o mais rentável. A Ford não vai ficar fora deste processo”, reforçou.

Pelas suas estimativas, os modelos acima de 45 toneladas de PBTC alcançarão participação de 30% até o final desta década. Em 2012, foram emplacadas 33.700 unidades, cerca de 25% do mercado total. Por outro lado, Jardim acredita que haverá uma pequena queda nas vendas de semipesados. Outra análise feita por ele é que a procura por cavalos-mecânicos extrapesados na configuração de tração 4X2 está em queda, enquanto há crescimento na 6X2. Em 2012, por exemplo, 46,7% das vendas deste segmento foram na configuração 6X2, contra 43% no ano anterior. Na mesma linha de raciocínio, em 2012 a procura por caminhões 6X4 representou 37,4%, três por cento a mais que em 2011.

O caminhão da marca mais pesado produzido hoje no Brasil é o Cargo 1933 (um cavalo leve) que encerrou o ano de 2012 com participação de 18,7%. A montadora considera o resultado bastante positivo e tem expectativa de aumentar ainda mais as vendas do modelo em 2013. “Isso nos mostra que estamos preparados para entrar no segmento acima de 47 toneladas”, finaliza Jardim, lembrando que a rede Ford tem 140 pontos de vendas e serviços. Quanto à chegada definitiva do Cargo extrapesado ao mercado brasileiro, a previsão da Ford é que as vendas do modelo sejam iniciadas antes de outubro deste ano, quando acontecerá a 19ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran).