Por João Geraldo

Um dos temas de grande destaque no IAA deste ano, o maior salão de veículos comerciais do mundo, realizado em setembro em Hannover/Alemanha, foi a preocupação dos fabricantes de caminhões em produzir veículos cada vez mais econômicos, principalmente em termos de consumo de combustível. Além dos novos modelos apresentados que já estão ou entrarão em produção, um dos estudos de design de caminhão estradeiro totalmente voltado à economia de combustível foi apresentado pela Renault Trucks. O CX/3 tem estrutura composta exclusivamente de fibra de carbono de alumínio tubular e aparece como um esqueleto do caminhão, inspirando leveza e resistência.

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Um painel removível e retrátil desce em sua parte inferior quando aumenta a velocidade do veículo. Um spoiler baixa para reduzir a altura ao solo, e três lâminas de guia de fluxo aerodinâmico para dirigir lateralmente. Os espelhos são reduzidas ao mínimo e fixados por meio de tubos de secção, de modo que um dos elementos tenha função de favorecer a penetração do ar e melhorar o consumo de combustível. Do mesmo modo, os degraus de acesso – fontes de turbulência – à cabine são cobertos, assim como as rodas do cavalo-mecânico também são encobertas para facilitar o fluxo de ar.

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Em relação ao cockpit, a inclinação do parabrisa é de 12 graus e proporciona arrasto reduzido. Além disso, é ligeiramente inclinado de paragem, para dinamizar o caminhão. “Nós queríamos sugerir, à primeira vista, que todos os elementos deste veículo tivessem sido projetados para serem leves e eficientes para favorecer a aerodinâmica”, explica Hervé Bertrand. Ele lembra que aerodinâmica de um veículo não é limitada ao cavalo-mecânico, porque o semirreboque também tem um papel essencial. Por isso, a ideia de reboque com teto rebaixado, aproximando-se o desenho de uma gota de água com uma carenagem que integra as rodas traseiras e defletores.