Como parte do seu plano de crescimento no Brasil, a Iveco acaba de anunciar que vai colocar em operação, ainda em 2009, um novo centro de distribuição de peças para veículos da marca, o qual está sendo construído em Sorocaba/SP, em parceria com a CNH, empresa de tratores que também pertence ao grupo Fiat. Com área total de 50 mil metros quadrados, 10 mil serão exclusivos da montadora, depois de inaugurado o espaço substituirá o atual CD, instalado em Diadema, no ABC paulista, que tem a metade da capacidade prevista para o novo centro, e entrará em operação no início de 2010, quando o processo de migração das operações estará completo.
O diretor de pós-vendas da Iveco, Maurício Gouveia, explica que a ampliação da capacidade é uma necessidade da Iveco, que hoje já conta com mais de 48 mil veículos comerciais leves, caminhões e ônibus da marca em circulação no Brasil. “A Iveco dobrou suas vendas no País em 2007 e 2008 e esse crescimento vai continuar. Com esse investimento vamos garantir um serviço ainda melhor aos nossos clientes”, disse. O valor anunciado da obra é de 30 milhões de reais. Atualmente, a Iveco movimenta 31 mil itens diferentes, com expedição mensal em torno de 25 mil, mas de acordo com Gouveia estes números crescerão devido à introdução de novos produtos no mercado.
Quando pronto, o centro de distribuição de Sorocaba atuará com um software utilizado em escala mundial pelo Grupo Fiat, o qual otimiza os processos para que as peças estejam disponíveis, na ponta, quando elas são necessárias. De acordo com Neimar Silva, supervisor de logística de peças da Iveco, o sistema atua em todo o processo do CD, tanto na entrada de pedidos quanto no armazenamento e na saída. As peças, ao serem recebidas, têm seus códigos de barra lidos por pistolas de radiofrequência e imediatamente o sistema faz o registro físico e contábil da peça, atualiza o inventário, indica onde ela deve ser armazenada e a disponibiliza para a venda (JG).