O Truck Service é uma atividade que reúne várias empresas, com seus técnicos, para fazerem um check up gratuito nos caminhões. Este ano, os itens verificados foram os pneus, motor, tacógrafo, freios, amortecedores, parafusos de roda e regulagem de faróis. Nos três dias de atividade (quarta, quinta e sexta-feira), foram atendidos 136 caminhões.
Na parte de pneus, técnicos da Goodyear executaram serviços de alinhamento e deram orientação técnica aos motoristas sobre as condições gerais e como obter maior rendimento quilométrico. Após a verificação, o motorista recebia um relatório a respeito da situação geral dos pneus de seu caminhão. A DPaschoal, distribuidora dos produtos Goodyear, participou do Truck Service no mesmo espaço oferecendo condições especiais para a troca dos pneus.
“Manter contato direto com os motoristas, saber como estão seus caminhões e colher sugestões sobre a melhoria dos nossos produtos são as principais vantagens de participar do Truck Service. Além disso, damos a eles a oportunidade de verificar os pneus de seus caminhões com um serviço de qualidade oferecido pelo distribuidor oficial dos produtos Goodyear”, disse Rosana Sacramento, coordenadora de marketing A MIP, distribuidora de acessórios para veículos, disponibilizou aos motoristas revisão do rodoar e aferição no tacógrafo. Técnicos da empresa aproveitaram a ocasião para alertar os carreteiros sobre a portaria instituída pelo Inmetro que prevê a verificação do cronotacógrafo, para reduzir a possibilidade de adulteração de dados. No local foram comercializados discos para tacógrafo e cinemático com condições especiais, além de mão-de-obra de instalação gratuita. “Participar da Feira do Carreteiro é uma ótima oportunidade para divulgarmos a importância do tacógrafo, não apenas como item obrigatório, mas também como item de segurança do motorista. Além disso, conseguimos consolidar a marca dos nossos produtos junto ao consumidor final”, acrescentou Rafael Ortiz Rudas, diretor comercial da MIP.
Já a Nino Faróis realizou diagnósticos de regulagem de faróis e abordou a questão do farol alto, uma das reclamações mais comuns dos motoristas. A empresa prestou atendimento com a finalidade de suprir diretamente a necessidade de cada carreteiro. Lázaro Moraes, coordenador de desenvolvimento da Nino Faróis, explicou que o motorista nem sempre tem condições financeiras para realizar uma regulagem no farol, por isso o Truck Service é uma excelente oportunidade. Acrescentou que a procura por orientação e manutenção é maior por parte dos motoristas autônomos. “Por questão de prevenção”, avaliou.
A Pomgar ofereceu aos carreteiros diagnósticos no sistema de freios, por meio de técnicos da Knorr Bremse, e também promoveu checagem de amortecedores e de direção, através da empresa ZF. Lucas Souza, do marketing da Knorr-Bremse, explicou que foram verificados vazamentos no sistema pneumático de freio, e ficou constatado que 30% dos caminhões inspecionados apresentaram algum tipo de problema. Outra constatação, que mereceu orientação dos técnicos, é que a maioria dos carreteiros não tem o hábito de drenar o reservatório de ar.
No espaço da Shell, técnicos orientaram os motoristas sobre a importância de utilizar o lubrificante certo no motor e a qualidade para melhorar o rendimento do caminhão. Além disso, conforme a analista de marketing, Vanessa Cavaloti, os carreteiros puderam tirar dúvidas com os profissionais da empresa sobre lubrificantes da marca, como o Shell Rimula R3X, e também adquirí-los com condições especiais.
A Usistamp, por sua vez, deu instruções aos motoristas sobre os parafusos de rodas e destacou algumas dicas sobre como evitar torque em excesso ao apertá-los, não transportar carga acima do peso recomendado para o veículo e não esquecer de repetir a ação de apertar os parafusos alguns km após a troca. “É importante divulgar a marca para os carreteiros, que dificilmente conseguem manter em dia uma rotina de manutenção do caminhão”, explica José Antônio Góis, supervisor geral da Usistamp.
A Cepatre, empresa de prestação de serviços na área de treinamentos e cursos no setor de emergências, mediu pressão arterial dos motoristas, deu palestras sobre primeiros socorros e demonstrações de como reagir em casos de engasgamento por alimento ou desmaio, além de orientação médica para os casos de pressão alta diagnosticados. Os perigos do sedentarismo, obesidade, tabagismo e bebidas alcoólicas também foram destacados pelo Cepatre.
Pelo quarto ano seguido, a BR/Conpet participou do Truck Service com o programa nacional de racionalização do uso dos derivados de petróleo e gás natural da Petrobras, com ações que promovem a economia de diesel na aplicação rodoviária. Munidos de opacímetro, técnicos treinados pela Petrobras mediram as emissões de particulados de diesel e os proprietários dos caminhões receberam uma ficha de avaliação referente ao resultado da medição.
Durante o check up, os técnicos alertaram os carreteiros sobre os possíveis problemas causados aos filtros e bicos injetores devido o excesso de fumaça, que polui o meio ambiente. Maior parte dos caminhões averiguados recebeu aprovação. Os proprietários dos veículos com maiores irregularidades foram instruídos a fazer a manutenção. “Na Feira do Carreteiro temos a possibilidade de orientar os motoristas de caminhão sobre economia de combustível, pois esta também é uma maneira de contribuir com o meio ambiente”, disse Victor Gomes, técnico de administração e controle.