Por Daniela Giopato

Lançado em janeiro deste ano, em São Paulo, o projeto Amigos na Estrada está percorrendo algumas das principais rodovias brasileiras para levar aos motoristas de caminhão orientações sobre como calcular o valor dos fretes. A maneira encontrada pelas empresas Michelin e Shell para atingir este objetivo principal foi botar em prática palestras educativas que destacam o desempenho dos produtos como fator de diferenciação nos ganhos com transporte e também apontar as vantagens financeiras que podem ter com a utilização correta de combustíveis, lubrificantes e pneus.

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Georgia Bittencourt, gerente de marketing comunicação pneus de carga Michelin, explica que o objetivo inicial do projeto é orientar os carreteiros para incluírem no valor dos fretes os custos referentes a desgaste dos pneus e consumo de lubrificantes e combustível. O gerente de marketing regional América Latina da Shell, Herbs Santos, acrescenta que este tipo de ação é fundamental para que os carreteiros autônomos tenham condições de competir no mercado de cargas. “Temos consciência da importância desse tipo de conhecimento por parte dos motoristas, uma vez que sabemos das dificuldades que vivem hoje em termos de custo de operação e valor do frete cobrado”, afirma Herbs.

Balanço realizado pelas empresas, após três etapas já realizadas, apontam que os carreteiros estão satisfeitos com o projeto, conforme indicam os depoimentos positivos. “Os motoristas têm demonstrado grande interesse pelas palestras educativas, pois percebem que o aprendizado pode ter resultado direto no trabalho deles”, destaca Georgia.

Além de palestras, o projeto oferece serviços gratuitos de saúde, higiene – com a presença de enfermeiro, nutricionista -, massagem, corte de cabelos e jogos de entretenimento para proporcionar um momento de lazer. Herbs acredita que uma das coisas mais importantes que o projeto proporciona é a troca de experiências. “Representa uma forma de aproximação com os carreteiros autônomos. É uma oportunidade para orientá-los no sentido de tornar a atividade mais lucrativa. Os pneus Michelin e o combustível e lubrificante da Shell são citados como referência de produtos que oferecem elevado rendimento por quilômetro quadrado”, complementa Georgia.

Outro fator positivo do projeto, lembrado pelas empresas, é a oportunidade de reforçar o compromisso das marcas em atender o público carreteiro da melhor maneira possível, além de servir como parâmetro para a empresa identificar as expectativas dos consumidores. “Trabalhamos para os carreteiros e buscamos neles idéias para melhor atendê-los”, finaliza Herbs.