Por João Geraldo

Sete meses após lançar a linha Atego no Brasil, com cinco modelos para os segmentos na faixa de 14 a 23 toneladas de PBT (1315, 1418, 1518, 1718 e 1725), equipados com motores de quatro e seis cilindros em linha, com 150, 180 e 250cv de potência – dos quais foram comercializadas mais de 1.200 unidades até o mês de março – a Mercedes-Benz completa a família de médios e semipesados com a versão 2425 6X2 com terceiro eixo de fábrica desenvolvido em parceria com a Randon.

Eustáquio Sirolli, gerente de marketing caminhões da Daimler Chrysler, destaca a importância do lançamento ao lembrar que 30% do mercado brasileiro de caminhões é representado por modelos semipesados, e deste per-centual 78% são 6X2. E para concluir, a Mercedes-Benz deteve 40% de participação deste segmento em 2004 com a venda de nove mil unidades.

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om PBT técnico para 24.100 quilos, o foco do Atego 2425 são os atacadistas, operadores logísticos, sider, hortifrutigranjeiros, produtos frigorificados, tanque de combustível, carga geral e caçamba roll on roll. Na versão com cabine standard sobram 9,80m de plataforma de carga, enquanto com cabine estendida a plataforma fica com 9,70m e na leito 9,30m. Nos três casos se considera o entreeixo de 5.400mm e carroçaria de 9,30m. O preço sugerido, divulgado durante o lançamento, é de R$ 175 mil com terceiro eixo montado com pneus para a versão com cabina estendida.

Na ocasião, a companhia apresentou duas novas opções: uma delas é o Atego 1718 para coleta de lixo (que substitui o 1718M) nas opções de entreeixo de 3.560 e 4.760mm. Outra novidade do modelo é a distribuição de bebidas e para isso o veículo tem molas curtas, eixo traseiro de dupla velocidade e longarinas segmentadas para ser equipado com baú rebaixado. Um item destacado pela montadora é a reversibilidade do chassi, isto é, o módulo original traseiro pode ser retirado e reinstalado na revenda do caminhão. Outra opção apresentada pela Mercedes-Benz é o Atego 1725 para a mesma aplicação com o diferencial de poder ser equipado com terceiro eixo do tipo “drop” para compactadores de lixo de até 20 metros cúbicos.