Por João Geraldo

Caminhões usados têm sido uma boa ferramenta de apoio para a venda de modelos novos, conforme comprovam os resultados divulgados pela Mercedes-Benz em relação à SelecTrucks – sua unidade de veículos seminovos que começou a operar no Brasil em setembro de 2013. De acordo com números divulgados pela empresa, até maio passado foram comercializadas 541 unidades com até 10 anos de idade e alavancou a venda de aproximadamente 700 modelos zero quilômetro. Entre janeiro e maio deste ano foram vendidos 150 caminhões usados SelecTrucks.

De acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda de caminhões e ônibus Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, a SelecTrucks está em sintonia com o mercado, cujo segmento de caminhões usados vem crescendo de forma consistente nos últimos anos no Brasil. Ele reforça que a unidade de veículos seminovos da Mercedes-Benz oferece oportunidades para o cliente trocar o seu caminhão usado por um mais novo (com taxa de 1,05% através do Banco Mercedes-Benz) ou modelo zero quilômetro.

A unidade de negócios da Mercedes-Benz com caminhões usados oferece garantia de até 12 meses para todas as marcas, sem limite de quilometragem, mais cobertura do trem de força, para caminhões usados on-road (estradeiros) com até seis nos de uso e de seis meses para modelos off-road. “É um diferencial no mercado brasileiro”, destaca Leoncini. Ele acrescenta que o SelecTruck compra veículos de todas as marcas, inclusive modelos concorrentes para saber como se comportam no mercado. “Nosso cuidado é que tenhamos sempre um estoque de veículos balanceado”, adiciona.

O executivo destaca que o mercado de caminhões usados é bem maior do que o de novos, com volume de 332.400 unidades comercializadas em 2014, entretanto, explica que estratégia do SelecTruck é atender o transportador de forma completa, alavancar vendas de novos, valorizar a marca Mercedes-Benz e ser referência no mercado de caminhões. Todos os usados são revisados antes de serem disponibilizados para a venda. “A loja SelecTrucks tem o mesmo padrão Mercedes-Benz e a gente não ganha dinheiro com a venda de usados. Queremos vender veículos novos”, acrescenta.

Atualmente existe apenas a unidade SelecTrucks instalada em Mauá, próxima ao Rodoanel Mário Covas, mas os próximos passos da Mercedes-Benz em relação ao negócio de usados já se encontra em andamento. Um deles é aplicar produtos do Alliance Truck Parts (portfólio de peças da montadora para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Sprinter, com preços menores em relação às peças genuínas) nos caminhões usados. A lista inclui defletores e rodas de alumínio, entre outros. Atualmente, o Alliance Truck Parts conta com cerca de 60 itens, mas a meta da empresa é chegar a 250 ainda este ano.

Outra ação do negócio de usados é começar uma operação em Minas Gerais com estrutura idêntica à existente hoje em Mauá/SP. De acordo com Leoncini, o plano inclui pilotos em postos avançados em concessionários para ver como funciona. Ele faz questão de destacar que não é será um negócio apenas da concessionária, mas poderão vender usados SelecTrucks os profissionais de outras casas da rede. A ideia de ampliar o negócio para outras regiões do País está ligada também no fato de que os veículos são captados em todas as partes do Brasil.