Por Daniela Giopato

O transporte rodoviário de cargas no Brasil, no qual os profissionais convivem com estradas sem manutenção, pedágios, falta de segurança e outros pontos negativos, exige que os transportadores rodoviários de cargas, em geral, busquem soluções para reduzir os custos de operação e ter um controle mais preciso da frota. Neste cenário, as empresas distribuidoras de petróleo implantaram formas de atender o segmento com novos produtos e serviços, oferta de agilidade, segurança e economia.

A Texaco, por exemplo, desenvolveu o Frota Estrela, um sistema de abastecimento automático mediante a uma linha de crédito pré aprovada (oferecida pelo Banco Real ABN- AMRO) para uso dos postos que compõem a rede Frota Estrela. “Basicamente, o sistema funciona com a instalação de sensores nos bicos das bombas, que por sua vez, se comunicam com outros sensores instalados nos bocais dos tanques de combustível dos veículos. Cada posto ou garagem recebe uma unidade concentrada de dados que opera conectada a central de dados da Texaco e do Banco Real. No dia seguinte dos abastecimentos todos os dados estão disponíveis no site do programa”, explicou o gerente de programas de marketing da Texaco Brasil, Hilbernon Maximiano.

O Frota Estrela está em operação desde julho de 2003 e de acordo com Maximiano as vantagens principais para os transportadores e postos de serviços são a segurança no abastecimento, para evitar fraudes, e simplificação no processo burocrático. “Tudo é feito de maneira automática sem necessidade de cheques ou dinheiro. Além disso, todas as informações gerenciais referentes aos abastecimentos podem ser acessadas via Internet”, complementa. Apesar de estar disponível no mercado a pouco tempo, dez transportadoras e 50 postos, que cobrem as principais rotas do País, já aderiram ao sistema. “Neste momento estamos focando somente as transportadoras, mas os autônomos não foram esquecidos e serão priorizados em uma segunda fase”, justifica Maximiano.

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Para as empresas de transporte de carga própria, a Ipiranga oferece o CTF – Controle Teleprocessado de Frotas, que permite o controle dos veículos através de relatórios via internet. Um equipamento eletrônico é instalado nos veículos e com a automatização dos postos nas rodovias.

O CTF dispõe da possibilidade de monitorar o consumo de todos os seus veículos. “Com isso conseguem ganho de até 15% nos custos de abastecimento enquanto que os pagamentos aos postos passam a ser realizados automaticamente pelos bancos Bradesco e Unibanco. Assim, o motorista não precisa levar o dinheiro do combustível em suas viagens e reduz os riscos de roubos e perdas inoportunas”, afirmou o gerente nacional de vendas da Ipiranga Ivan Luis Bonini.

Para os autônomos, a empresa oferece o CTF Frete Digital Ipiranga, sistema automático para a emissão da carta- frete eletrônica, via internet, que segundo a companhia, tem como objetivo principal assegurar e facilitar a contratação do motorista. “O principal diferencial é a tecnologia de identificação do próprio autônomo, o qual tem que estar presente fisicamente para realizar a operação. Esse fato garante a qualificação do profissional que presta serviço para a transportadora, já que o sistema oferece relatórios de controle efetivo sobre o motorista”, complementa Bonini.

O sistema proporciona ao autônomo a garantia de receber o frete e a possibilidade de crédito direto do valor na conta corrente, além de uma maior divulgação de disponibilidade de seus serviços para as transportadoras integrantes através de uma bolsa de frete que faz parte do sistema. Já as transportadoras ganham facilidade na contratação dos motoristas pela emissão de contratos de frete eletrônico, segurança, redução de custo e simplificação operacional.

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A Esso, por sua vez, oferece controle de frota para as transportadoras, através do cartão EssoCard, que atende empresas de frotas de todo tipo, transporte de carga, frota urbana, etc. “Visando atender as novas necessidades do mercado de novos serviços e redução de custos, trouxemos para o Brasil em 1999 o EssoCard. O objetivo é de simplificar a administração, reduzir os custos de operação e aumentar a segurança”, explica Manuel Lino, gerente regional do EssoCard. O cartão pode ser utilizado no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, é grátis e sem custo para as empresas.

Com o EssoCard os transportadores têm a sua disposição uma ampla rede de postos em todo o Mercosul, relatórios gerenciais e também acesso a combustíveis e lubrificantes de alta qualidade, além de poder usar todos os serviços dos postos Esso credenciados”, afirma. Outro serviço oferecido é o EssoCard pré-pago, cartão com controle de saldo que permite às empresas pagar o combustível de agregados e terceiros.

De acordo com Lino, as principais vantagens do cartão são cobertura internacional, controle do desempenho da frota e dos motoristas, suporte 24hs/dia (durante todo ano) segurança total nas informações, redução de custo operacional e promoções especiais. “Já temos mais de 4000 clientes na região do Mercosul, entre frotas de caminhões, automóveis e transportes pesados, e cerca de 600 postos, sendo aproximadamente 300 no Brasil”, contabiliza.

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Além do EssoCard, a empresa oferece programas para atender as necessidades dos motoristas de caminhão, na sua rede de rodovias chamada de “Grande Parada Esso”. Entre eles, o “Diesel garantido Esso” – processo de qualidade, com controle de particulados e água -, “Banheiro limpo Esso” – manutenção, conservação e limpeza dos postos de rodovia – e o “Clube de vantagens Esso”, programa de fidelização desenvolvido para carreteiros ( a cada 200 litros de diesel ou uma bombona de Mobil Delvac, valem selos que podem ser trocados por brindes).

O CTF BR foi uma das soluções que a BR Petrobras encontrou para atender as novas necessidades do segmento de transporte e dos seus clientes. Através de um sistema automatizado, o CTF BR permite o gerenciamento global da frota e disponibiliza dados sobre o abastecimento dos veículos. A empresa conta com quase 2.000 frotas contratadas e mais de 300 postos de abastecimento. “As principais vantagens que o usuário encontra ao adquirir o CTF frete são a redução nos gastos com combustível, economia de pessoal e material, controle de quilômetragem e consumo por veículo; eliminação de vales e adiantamentos para o pagamento de combustíveis”, afirma Gustavo Saporito Timbó, gerente de marketing de transporte.

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No dia seguinte do abastecimento, todos os dados estão disponibilizados no site do CTF www.ctfbr.com.br. De acordo com Timbó, além das vantagens na área financeira, as informações coletadas e geradas pelo sistema permitem o gerenciamento do veículo integrado a administração da frota. “Esses relatórios estão disponibilizado em formato Excell ou texto e podem ser integrados com os sistemas de gerenciamento ou manutenção internos”, complementa.

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lém do CTF, a empresa oferece às transportadoras outros serviços como o CAIS – Centro Avançada de Inspeção e Serviços – com abastecimento, lavagem, lubrificação, refeitório para os motoristas, estacionamento de caminhões, espaço para escritório, segurança 24 horas, automação do abastecimento; o Programa Siga Bem – que atendeu cerca de 125 mil veículos e resultou em uma economia de aroximadamente 30 milhões de litros de óleo diesel e redução de 20 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera e o Programa de Olho no Combustível, sistema de garantia da qualidade da gasolina automotiva e óleo diesel.

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ançado em 2002, o ShellMonitor é um sistema de abastecimento eletrônico e automatizado que consiste em sensores instalados no bocal dos tanques dos veículos e nas bombas de combustíveis dos postos credenciados da rede Shell ou nos postos internos das garagens das empresas. Esses sensores, ligados a um sistema, disponibilizam relatórios gerenciais aos clientes em tempo real pela internet, ou seja, um minuto após o abastecimento a informação chega ao cliente. Outra característica é o aumento da segurança dos motoristas porque com o sistema de pagamento eletrônico não precisam transportar valores altos.