Por João Geraldo

Estradas em boas condições de rodagem e bem sinalizadas é o que todo carreteiro gostaria de encontrar pela frente no seu dia-a-dia. Porém, existem outros elementos nas rodovias que também contribuem para facilitar sua vida e obter maior desempenho e efi ciência na sua profi ssão, a cuidar melhor do caminhão e ter uma vida um pouco mais tranqüila. Entre eles o atendimento nos postos de estradas, nos quais um bom estacionamento, com infra-estrutura e segurança, ajudam muito, assim como um serviços profi ssional dos frentistas, banheiros limpos e combustível com qualidade, entre outros detalhes com grande poder de atrair os motoristas.

A oferta de bom atendimento aos carreteiros tem sido a meta de todas as bandeiras na disputa do mercado, pois trata-se do público responsável pelo maior volume de diesel e lubrifi cantes consumidos, entre outros produtos. Estes postos estão espalhados pelas rodovias, geralmente instalados em pontos estratégicos e reúnem estrutura para atender os carreteiros e até seus familiares. Muitos já se tornaram referência na rota de caminhões e se destacam na preferência dos motoristas que sabem valorizar a qualidade dos serviços, quando estes existem de fato.

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Com quase mil postos certifi cados, o “De olho no combustível” da BR Petrobras funciona como uma certifi cação de que o diesel comercializado no estabelecimento que ostenta a bandeira do programa é de qualidade

A rede BR Petrobras, por exemplo, a maior do País, tem quase mil postos certifi cados com o programa de qualidade “De olho no Combustível”, que se trata de uma garantia, por exemplo, de que o carreteiro pode confi ar no diesel comercializado nos estabelecimentos que ostentam a bandeira do programa. Além disso, o motorista encontra atendimento para ele e o caminhão, tais como borracharia, ofi cina de elétrica, restaurante, banheiros limpos com chuveiros, loja e serviços de conveniência (farmácia, correio, acesso à internet, etc).

“O objetivo da BR é proporcionar ao carreteiro o mesmo conforto que ele tem em seu lar, além dos serviços necessários para o bom funcionamento de sua principal ferramenta de trabalho, o caminhão”, diz Rosana Pires, coordenadora do segmento rodoviário. A companhia tem procurado levar ao motorista a mensagem de que os postos da rede são lugares onde ele pode se sentir como se estivesse na sua própria casa, e não é por acaso que consta em suas propagandas “postos Petrobras, sua casa fora de casa”.

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Diante da certeza de que os motoristas de caminhão sabem reconhecer a qualidade dos produtos e dos serviços, a Shell se mantém sempre em ação em relação ao atendimento

A Shell, por sua vez, tem 170 postos da Rede Rímula, localizados em todo o País, porém com maior destaque nas regiões Sul e Sudeste, que oferecem serviços diferenciados, tais como diesel fi ltrado, área para estacionamento, lojas, serviços, etc. De acordo com Douglas Pina, gerente de marketing de diesel, o objetivo da Shell é oferecer mais para os motoristas de caminhão, pois são eles os consumidores de maior quilometragem nas estradas. “Os carreteiros têm uma visão muito clara sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos nas rodovias pelos postos, por isso vamos continuar trabalhando para atender plenamente estes profissionais”, disse o executivo.

Como o bom atendimento aos carreteiros tem sido uma grande ferramenta para alavancar as vendas de serviços e de produtos nos postos, em 2003 a Esso implementou uma série de iniciativas com o objetivo de atender melhor os motoristas de caminhão. Uma delas, considerada de grande importância, foi a implantação da fi ltragem de partículas e retenção de água, um sistema certifi cado pela Bosch para o mercado brasileiro.

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Filtragem de partículas e retenção de água, além de checagem periódica dos banheiros, faz parte do pacote implementado pela Esso para alavancar as vendas em seus postos de rodovias

“A rede adotou também a checagem periódica da qualidade dos banheiros e treinamento especial dos frentistas, sempre com foco nos motoristas de caminhão. Além disso, também é meta da companhia diferenciar nossos postos no mercado, tornando-os pontos de abastecimento e parada preferencial dos clientes”, explicou José Roberto Cruz Braga, gerente de rodovias da Exxon Mobil Brasil. Ele destaca também as lojas, estacionamento e demais serviços que fazem parte da rede estradeira.

Os postos de rodovias com bandeira Texaco também não fi cam atrás quando se trata de prestar atendimento diferenciado para o motorista de caminhão. A rede conta com 33 postos com grandes estruturas para atender carreteiros, nas quais se incluem estacionamento, diesel fi ltrado, lojas, troca de carta-frete para empresas credenciadas, lanchonete, restaurante e borracharia, entre outros serviços. Tem unidade do Sest-Senat e atendimento médico e odontológico, como é o caso do Posto em Pirapora/MG.

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Estacionamento coberto e com segurança e outros serviços fazem parte do atendimento em postos Texaco considerados com grandes estruturas para atender motoristas de caminhão

Estacionamento gratuito, coberto e com segurança, além dos demais serviços comuns aos estabelecimentos de estrada, são destaques em 10 postos da rede Texaco na região Nordeste (um na Bahia, três em Pernambuco, dois na Paraíba, um no Ceará e três em Alagoas). Banheiros independentes, tomadas trifásicas, área de lavanderia, sala com TV, posto bancário, entre outros, são parte da relação de itens oferecidos. Outros postos com grande estrutura da mesma bandeira estão localizados no Rio Grande do Sul, onde um dos três, o posto Dom Pedro de Alcântara Posto Farrapos Ltda, em Farroupilha, atende carreteiros há mais de 50 anos, e outros sete em Santa Catarina.

A Ipiranga também conta com uma rede de serviços diferenciados para motoristas nas rodovias. São 657 postos espalhados pelas regiões Sul (292), Sudeste (168), Centro-Oeste (103), Nordeste (63) e Norte (31). Segundo Carlos Eduardo G. Meirelles Leite, da gerência nacional de vendas mercado rodovias, todos os mais de seiscentos postos oferecem estrutura de serviço e apoio aos motoristas autônomos e transportadoras. Destes, 150 possuem a chancela Rodo Rede e um alto padrão de atendimento a transportadores, além das instalações convencionais. Quarenta e nove deles estão na região Sul; 52 na Sudeste; 21 na Centro-Oeste; 20 no Nordeste e oito na região Norte.

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A Ipiranga tem mais de 600 postos com serviços diferenciados espalhados pelas rodovias brasileiras, entre os quais 150 têm chancela Rodo Rede, que signifi ca atendimento de alto padrão para carreteiros e transportadoras

Controle eletrônico de abastecimento para frotas, CTF Frete, sala de jogos e entretenimento, salas para transportadoras, serviços fi nanceiros para autônomos e serviços mecânicos e elétricos, além de lojas e outros estabelecimentos, todos com atendimento 24 horas, também fazem parte da rede Ipiranga diferenciada. Para Meirelles Leite, o transporte rodoviário brasileiro exige que a marca tenha sua bandeira nas principais rodovias do País e ofereça ao motorista de caminhão uma estrutura de apoio e de serviços que lhe permita o bem estar. “Os revendedores Ipiranga têm certeza absoluta de que seus estabelecimentos são verdadeiras extensões da residência dos motoristas”, conclui.