Por Daniela Giopato
Uma das principais reclamações dos carreteiros é o pedágio. Uns dizem que o problema é o valor alto, outros simplesmente são contra e acreditam ser apenas mais uma forma do governo arrancar dinheiro dos motoristas de caminhão, embora a cobrança seja feita por empresas privadas. Mas, apesar de ser uma questão polêmica entre os profi ssionais, deve-se considerar que as rodovias sob concessão disponibilizam serviços aos usuários das estradas, que vão desde trabalhos de conscientização até equipamentos de atendimento, com objetivo de aumentar a segurança de quem trafega pelas rodovias sob concessão.
Todas as concessionárias de rodovias devem por contrato, segundo a ABCR – Associação Brasileira de Concessão de Rodovias –, oferecer nas estradas sob sua administração atendimento médico e socorro mecânico. No caso de campanhas educativas e outros benefícios aos usuários fi ca a critério da responsabilidade social de cada empresa. No Brasil já são 9.851 quilômetros de estradas sob concessão e desse total 3.781 quilômetros estão concentrados no Estado de São Paulo, como a rodovia Presidente Dutra e os sistemas Anchieta- Imigrantes, Castello- Raposo, Anhanguera-Bandeirantes.
Há 10 anos na administração da Presidente Dutra, com 402 quilômetros de extensão entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, a Nova Dutra oferece aos usuários serviços como o Disque NovaDutra (0800 0173536), telefone gratuito a cada quilômetro com atendimento 24 horas para informações e solicitações de socorro médico. Além disso, possui 11 bases operacionais com mais de 100 viaturas para pronto atendimento ao usuário, sendo 13 ambulâncias resgate; 13 Virs (viaturas de intervenção rápida); 20 guinchos leves e 10 pesados; 13 viaturas de inspeção de tráfego e carros de apoio pipa, caminhões boiadeiros e veículos administrativos. Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, diariamente são realizados uma média de 169 guinchamentos e 56 atendimentos.
Com objetivo de aumentar a segurança do usuário que trafega na via Dutra, a NovaDutra resolveu investir na modernização dos trabalhos e adquiriu novos guinchos pesados com controle remoto, equipados com cabo de cinco metros de extensão e guinchos leves com cabine dupla para socorro. Criou, também, programas de conscientização como o Estrada para a Saúde – voltado para a saúde dos motoristas de caminhão com exames clínicos gratuitos – e o Estrada para a Cidadania.
A Viaoeste, por sua vez, desde o início da concessão, em 1998, oferece ao longo dos 162 quilômetros da Castello Branco/Raposo Tavares telefones de emergência a cada 1 km, 0800, ouvidoria, casa do usuário, socorro médico e de emergência pré-hospitalar, guinchos, monitoração por meio do CCO, inspeção de pista, câmeras e comunicação através de painéis de mensagem variável fi xos e móveis.
De acordo com a assessoria de imprensa, com a duplicação da rodovia Raposo Tavares serão implantadas mais câmeras, painéis de mensagem variável e telefones de emergência. Outros destaques são os veículos de apoio, como o Caminhão de Combate a Incêndio e os serviços de conservação e limpeza das vias e de Inspeção de Tráfego, que conta com a circulação de viaturas 24 horas por dia.
Para os carreteiros, além desses itens, a concessionária oferece o projeto Saúde do Caminhoneiro com exames médicos gratuitos, palestras educativas, corte de cabelo e o Atendimento Odontológico com restauração, aplicação de fl úor, extração de dentes e outros procedimentos. O consultório está instalado na balança do km 41 da Castello Branco (sentido interior). Dados da assessoria mostram que os serviços e trabalhos de conscientização, realizados durante o ano, contribuem para a redução de acidentes. Em 2006, houve redução de 56,6% de acidentes envolvendo caminhões, carretas e bitrens, em relação ao ano passado. No primeiro semestre de 2006, a Viaoeste registrou, ainda, queda de 88% em mortes e 40% nos acidentes.
A Ecovias oferece, há oito anos, nos 176 quilômetros de rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, onze viaturas de inspeção de tráfego, dez guinchos leves e três pesados, cinco ambulâncias (sendo uma UTI) para atendimentos médicos. A concessionária dispõe também de 126 câmeras de monitoramento de tráfego, 302 call boxes, 48 contadores de tráfego, 22 painéis de mensagens variáveis (PMVs) – que informam aos usuários as condições das estradas, ocorrência de acidentes, pistas interditadas ou problemas de visibilidade – e 10 estações meteorológicas que fornecem ao Centro de Controle Operacional as condições climáticas do Sistema.
Em relação as campanhas de conscientização, realizada pela concessionária, em geral são direcionadas aos carreteiros e motociclistas. A assessoria da Ecovias divulgou que a soma desses programas sociais com as ações de engenharia e fi scalização resultou em uma redução de 17% o número de mortes e 27% o de mortes por atropelamento nas rodovias administradas. “Essas ações fazem parte do plano de redução (PRA) da concessionária”.
Para oferecer aos usuários dos 320 quilômetros de estradas do Sistema Anhanguera-Imigrantes uma boa prestação de serviços, a Autoban implantou, desde 1998, um sistema operacional com serviços destinados ao auxílio do usuário em situações como socorro mecânico e médico. A concessionária disponibiliza o SOS Usuário através do telefone 0800 055 5550 (ligação grátis), painéis de mensagens variáveis, sistema de detecção de velocidade, de análise de tráfego, unidades móveis de resgate, e sistema de inspeção de tráfego. Além de câmeras, guinchos, irrigadeiras, apreensão de animais, caminhão multifuncional e viaturas de supervisão.
Para complementar o atendimento médico e mecânico, a Autoban tem programas voltados para a responsabilidade social. São eles o Voluntários da Vida – campanha de doação voluntária de sangue para distribuição em hospitais de Jundiaí e região; Estrada para a Cidadania – atingir a meta de formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades e diminuir o número de acidentes no trânsito, através de alunos e professores. Para o público carreteiro, a concessionária desenvolveu o Estrada para a Saúde e oferece o SorrisoBan, com atendimento odontológico gratuito, e o VidaBan, com exames médicos, vacinação, corte de cabelo e podologia. Os serviços são realizados no Centro de Atendimento ao Caminhoneiro, localizado no km 56 da pista sentido interior-capital da Rod. Bandeirantes (SP-348).