A Goodyear está produzindo, na unidade de Americana/SP, pneus radiais sem câmara com uma tecnologia denominada pela empresa de Impact, cuja proposta é proporcionar ao pneu melhor desempenho e vida útil mais longa. Patenteado pela companhia nos Estados Unidos, trata- se de um sistema que utiliza uma máquina com capacidade de reunir os compostos, eliminar fases do processo de produção e também as emendas do pneu – que ganha melhor distribuição de massa e se aproxima de uma circunferência perfeita. Outra vantagem é a uniformidade e balanceamento, devido a assimetria no processo de fabricação.

“O resultado é maior vida útil, menor vibração, maior conforto para os ocupantes do veículo e melhor aderência ao solo, além de até 13% a mais de quilometragem. Por isso acreditamos que essa tecnologia vai agregar valor aos transportadores”, afirmou Marco Decenzi, diretor de operações e vendas, marketing pneus comerciais. O sistema possibilita que a produção de pneus seja até 70% mais rápida do que pelo sistema utilizado até então. A previsão da Goodyear é até a metade de 2007 todos os pneus da marca que saírem da fábrica de Americana sejam produzidos pelo processo Impact. Os pneus radiais para caminhões e ônibus já estão sendo fabricados com a nova tecnologia, a qual, segundo a empresa, não aumentou o preço final do produto.

Junto com a apresentação do novo sistema de produção, a Goodyear lançou um pneu direcional radial para caminhão na medida 315/80 R22,5 HRS. Trata-se de um produto com desenho para atender uma variedade de caminhões de carga pesada que rodam em condições severas. Outras características do pneu são profundidade de 15,7mm na banda de rodagem, com desenho de quatro blocos, bloco do ombro largo, desenho de rodagem com lâminas, quatro cintas amortecedoras e proteção contra penetração de pedras(JG).