Por João Geraldo
Após quatro meses parado com problemas na parte elétrica, mecânica e até de documentação, um Mercedes-Benz 1113 ano 75 passou por uma reforma total e voltou a rodar nas estradas. O fato seria normal se o seu proprietário, o autônomo Ivo Prevelato, de Rancharia/ SP, tivesse investido algum dinheiro para deixar o veículo em condições de trabalho, mas isso não aconteceu, porque toda a recuperação fi cou por conta do “Esquadrão Caminhão”, ação integrante dos programas de responsabilidade social da JaburSat, cujo objetivo é reformar caminhões para atender as exigências do mercado, que busca veiculos em bom estado de conservação e equipados com rastreadores.
Para colocar esta iniciativa em prática foi necessária a criação de uma parceria com várias empresas do setor do transporte rodoviário, como Mercedes- Benz, Goodyear, Castrol, Garrett, Pomgar, Takvel, Usistamp, GNB e Macroimagem. O Mercedes-Benz de Ivo Prevelato foi o primeiro a passar pela ofi cina do Esquadrão Caminhão (localizada em Londrina/PR) e após 40 dias saiu totalmente reformado e preparado para o trabalho. Além da substituição dos itens oferecidos pelas empresas parceiras, houve troca do motor para um mais potente Mercedes-Benz Renov 1518, dos pneus e reforma geral de todos os sistemas, além da pintura, desde a lataria até o chassi.
O veículo reformado faz parte de um grupo aproximado de 300 mil caminhões que contribuem para dar à frota brasileira a idade média em torno de 18 anos. “O Esquadrão Caminhão vai ajudar muitos carreteiros a voltarem para a estrada, com caminhões reformados e rastreados, com possibilidade de conseguir melhores fretes e maior faturamento”, disse o diretor de marketing da JaburSat, Ricardo J. Imperatriz.
O “Esquadrão Caminhão” é um dos quadros do Pé na Estrada (que conta com parceria da Revista O Carreteiro), apresentado pelo jornalista Pedro Trucão todos os domingos às 9:30 pela Rede TV e às 17:15 pela Rede Aparecida. “Vamos avaliar todos os casos para escolher o caminhão que deverá ser reformado para voltar para o trecho. E garantimos que ele vai fi car muito melhor do que antes de entrar na reforma”, explicou o apresentador do programa, Pedro Trucão.
O motorista que se encontra com dificuldade de conseguir um bom frete e viajar com segurança, por conta do estado do seu caminhão, pode escrever para o Esquadrão Caminhão, enviar uma foto do veículo, contar a sua história e indicar os ítens que precisam ser reformados. Programa Pé na Estrada, Caixa Postal 41.400, CEP 05591-970. São Paulo/SP). |
EMPRESAS PARTICIPANTES DA REFORMA |
JaburSat: Responsável por toda a reforma e instalação do sistema de rastreamento via satélite |
Mercedes-Benz: Motor Renov |
Goodyear: Jogo de pneus |
Castrol: Óleo lubrificante por um ano |
Garrett: Kit de turbina |
Pomgar: Kit de direção hidráulica |
Takvel: Climatizador e tacógrafo |
Usistamp: Rodas novas e parafusos |
GNB: Baterias |