Por João Geraldo

Apesar de todo o ti-ti-ti e movimentação em torno da chegada dos caminhões com tecnologia equivalentes ao Euro 5, para atender as novas normas de emissões brasileiras, em vigor desde o primeiro dia de janeiro deste ano, os veículos desta nova fase do Programa Nacional de Controle Nacional de Veículos (Proconve) nada tem de complicado. Caminhão Euro 5 é muito mais do que um veículo menos poluente, mais seguro, confortável e fácil de ser dirigido, graças ao pacote tecnológico nele inserido. Um exemplo dos bons frutos advindos da tecnologia pode ser observado no Mercedes-Benz Axor 2644, um estradeiro com todos os requintes de um produto alinhado com os veículos de carga mais modernos do Brasil e de outros mercados mundiais.

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Pacote tecnológico incorporado ao modelo 2012 valoriza mais o conforto do motorista, a segurança e a produtividade do caminhão

Na versão Euro 5, o motor OM 457 de 11.967cm³, com seis cilindros em linha, ganhou 2,5% na potência, chegando a 439cv a 1.900rpm, e 2% no torque, com o máximo de 219,2 mkgf a 1.100 rpm. Para completar o trem de força, o modelo traz de série a caixa de câmbio automatizada de 16 marchas, a PowerShift, uma unidade já utilizada pelos modelos Actros equipados com motor a partir de 330cv , sem pedal de embreagem e sem anéis sincronizadores.

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Trata-se de uma transmissão diferente da ConfortShif – unidade semi-automatizada e com pedal de embreagem, a qual exigia do motorista a seleção de marcha e um pouco mais de habilidade – usada no Axor Euro 3, produzido até 31 de dezembro de 2011, conforme permitiu a legislação brasileira do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Aliás, esta caixa continua a ser utilizada pelos modelos Axor fora-de-estrada.

Transmissão automatizada sem pedal de embreagem e volante com empunhadura adequada facilitam as manobras com o conjunto
Transmissão automatizada sem pedal de embreagem e volante com empunhadura adequada facilitam as manobras com o conjunto

Outro diferencial do Axor 2012 é o novo entreeixos de 3.600mm de série disponível nas versões com terceiro eixo, traçada ou não, embora exista a opção para 3.300mm. Com maior distância entre os eixos muda-se também a frequência do 3º eixo quando o veículo passa por buracos e irregularidades da pista aumentando o conforto dos ocupantes. Essa medida permite ainda a instalação de tanques de combustível maiores. De acordo com a engenharia da Mercedes-Benz, no caso do Axor pode se ter capacidade de até 820 litros, com duas unidades, uma de 230 e outra de 590 litros.

Ao rodar com o Axor 2644, atrelado a um bitrem lastreado no peso de balança, a PowerShift apresenta sem cerimônia sua avançada tecnologia e seu poder de facilitar a dirigibilidade de uma composição com 57 toneladas de PBTC. Seu sistema eletrônico incorpora sensor de câmbio que mede a inclinação do terreno e seleciona a marcha para o veículo entrar em movimento.

Carona também viaja com mais conforto com banco de regulagem de altura
Carona também viaja com mais conforto com banco de regulagem de altura

As trocas de marcha são realizadas automaticamente no momento mais adequado e mantém o veículo trafegando sempre na melhor marcha, além de tornar fácil também todas as demais operações, como arrancar, parar e outros tipos de manobras. A tecnologia tem o poder de eliminar em grande parte as possíveis diferenças entre motoristas, elevando o nível de condução. O resultado é o melhor custo operacional, meta buscada por todo transportador.

Um detalhe importante é a fácil visualização no painel de instrumentos da marcha engrenada e também a possibilidade do motorista intervir a qualquer momento na operação, e assumir o comando das trocas de marchas através de uma alavanca muito próxima a um joystick de videogame. Porém, no modo manual pode haver um maior consumo de combustível. Se ocorrer esta situação o motorista é alertado por uma luz verde no painel de instrumentos.

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Cortina e cama do Axor 2012 ganharam novo tecido e os bancos foram redesenhados para harmonizar com a nova cor interna da cabine

Apesar de toda a facilidade, existe um sistema de segurança para evitar condução de forma indevida. Informações no painel de instrumentos auxiliam o motorista durante a viagem, com funções que o ajudam a dirigir de maneira mais econômica, como a indicação do consumo instantâneo de combustível (em quilômetros/litro) e a faixa verde (econômetro) que indica a melhor rotação do motor para economizar diesel.

O segundo ponto de melhoria no caminhão está relacionado diretamente ao conforto do motorista e ocupantes. Atualmente, este item tem sido muito valorizado pelos frotistas, porque num melhor ambiente de trabalho o motorista cansa menos, fica menos estressado e se torna um profissional mais produtivo. Assim como o custo operacional, o conforto é outro item de grande importância e juntos são atualmente os dois principais focos dos fabricantes de caminhão. E como confirma o analista de marketing da linha Axor, Eder Oliveira, hoje o empresário e todo profissional do segmento de transporte estão de olho nestes aspectos.

Por conta disso, a Mercedes-Benz promoveu a substituição de todos os revestimentos internos da linha Axor, deixando o ambiente mais claro. O volante de quatro raios ganhou uma melhor empunhadura e houve um retrabalho geral na parte de revestimento para reduzir os níveis de ruídos internos na cabine. Os bancos foram redesenhados, a cortina e cama ganharam novo tecido e até o tapete de borracha foi trocado. O banco do carona também tem controle de regulagem de altura, como o do motorista, e o teto solar (item de série) tem controle elétrico para abrir e levantar.

Detalhe igualmente importante para o conforto é o trio elétrico, aparelho de ar condicionado, fechamento das portas com controle remoto, freio-motor Top Brake e freios a disco ou a tambor, de série. Completam o pacote freio ABS e computador de bordo, com planejamento da manutenção, controle do consumo de combustível e diagnóstico de falhas, além de preparação para instalação de rádio e alto-falantes.

Do lado de fora, a cabine ganhou nova identidade visual, idêntica à de toda a família de caminhões da marca. Isso inclui a grade frontal, com a estrela de três pontas posicionada bem ao centro das lâminas, estas mais largas. Para-choque, portas, parassol (na opção de cabine com teto baixo) e retrovisores angulares fazem parte do pacote visual no novo Axor e transmitem um ar de modernidade e leveza, sem perder a imponência de um caminhão extrapesado.

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