Por Elizabete Vasconcelos

As empresas La Asuncena e Transfepaje iniciaram em março a operação de uma rota rodoviária regular de transporte de carga seca fracionada entre Brasil e Bolívia. A operação, denominada de BtoB, será realizada entre as cidades de São Paulo e Santa Cruz de La Sierra. O serviço tem previsão de as cargas saírem do depósito da Transfepaje, em Guarulhos/SP, todas as sextas-feiras, para chegar no depósito fiscal de Santa Cruz de La Sierra nas quartas-feiras seguintes, totalizando um “transit time” de seis dias ao longo de pouco mais de 2.100 quilômetros percorridos. Em território boliviano, os clientes poderão optar pela retirada de suas encomendas no depósito ou recebê-las em seus estabelecimentos por um sistema operacional complementar mantido pela La Asuncena.

De acordo com Carlos Gonzalez, diretor da La Asuncena, a nova operação foi criada levando em consideração o crescimento econômico da nação vizinha. “A Bolívia é um país pobre, mas em ascendência. Portanto, sua população está consumindo e isso justifica essa operação”, comenta. Ainda segundo o executivo, de todo o montante adquirido pelos bolivianos no mercado externo, 50% são provenientes do Brasil. Gonzalez destaca também o investimento de R$ 3 milhões para o início da operação, montante destinado à aquisição de novos veículos, treinamento dos colaboradores e sistemas.

Os principais produtos enviados de São Paulo pela operação BtoB serão autopeças, material de construção, higiene e limpeza, insumos agrícolas, óleos lubrificantes, roupas, utilidades domésticas e alimentos não perecíveis. Na lista da Bolívia para o Brasil constam derivados de minérios, derivados de soja e artesanato, entre outros. A princípio, a operação já atende três grandes empresas brasileiras: Scania (peças de reposição), Nestlé (alimentos não perecíveis) e Ipiranga (óleos lubrificantes). Está última, segundo executivos da companhia, representa 30% do volume transportado por este serviço.

DUAS ROTAS
Para chegar à Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, os caminhões poderão optar por duas rotas. A primeira inclui a Rodovia Castello Branco (SP-280), segue pela SP-270 até Presidente Epitácio (na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul), entra na BR- 267 (MS) e vai pela BR-163 até Campo Grande/MS e depois pela BR-262, até Corumbá. Daí em diante entra na Rodovia Bioceanica até Santa Cruz de La Sierra/Bolívia, totalizando percurso de 2.120 km. Já na segunda opção, a rota elimina a BR-163 e inclui a SP-300 até Três Lagoas/MS (próximo à divisa com o Estado de São Paulo) e segue até Campo Grande/MS. Daí para a frente as rotas são iguais, mas por esta opção, o percurso total tem 2.180 km.