Voltamos a salientar que os pneus estão entre os itens que mais contribuem para o custo de uma empresa, estando entre o segundo ou terceiro item de maior peso na planilha operacional. Por outro lado, é também é um dos itens que temos as maiores oportunidades de desenvolver ações para redução imediata de custos. 

Um dos pontos mais importantes para quem trabalha com veículos de transporte é saber por quais motivos seus pneus estão saindo de serviço. Ou seja, porque estão virando sucata. Todo pneu antes de ir para a sucata deve ser analisado minuciosamente para se identificar que fatores tiraram ele de serviço, prematuramente ou no final da vida.

Deve ser feito um relatório onde é necessário constar dados básicos dos pneus tais como: marca, medida, quantidade de borracha remanescente na banda de rodagem e motivo pelo qual saiu de serviço.  Com o tempo e a quantidade de pneus analisados pode-se levantar dados importantes sobre os motivos da retirada de serviço e corrigir os pontos mais importantes.

Os pneus podem ser retirados de serviço por uma série de motivos, e com a análise de sucata é possível identificar a maioria deles como problemas de uso (motorista), erros na montagem e desmontagem (borracharia), problemas de alinhamento (mecânica), excessivo desgaste por abrasão (estradas), esfregamento lateral (motorista), baixa pressão (borracharia), dilaceração da carcaça (furo do pneu) e separações internas (defeitos ou uso), entre vários outros problemas que podem ser diagnosticados e corrigidos, evitando-se despesas desnecessárias com pneus.

Depois de levantados os principais causadores do sucateamento dos pneus, deve ser feito um plano de correção desses motivos imediatamente.

Outro ponto importante ao se fazer uma análise completa da sucata é saber quanto de borracha remanescente havia na banda de rodagem no momento do descarte do pneu. isso serve para avaliar o quanto de dinheiro está sendo jogado fora pois essa borracha remanescente foi paga (no pneu novo ou na reforma) gerando um custo que poderia ser evitado ou melhor aproveitado, onerando o custo operacional do veículo.

Um bom controle de quilometragem aliado a uma boa análise de sucata promovem uma visão ampla da real situação dos pneus de uma empresa  e pode contribuir muito para a redução dos custos e aumento dos lucros.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]