Por João Geraldo
Um investimento de 200 milhões de dólares para o triênio de 2009 a 2011 fez parte das comemorações dos 80 anos de atuação da Pirelli no Brasil, no início de julho. A empresa, que em 2008 já havia investido outros 100 milhões de dólares nas fábricas da região, contará com dois terços do valor total para promover aumento de 20% na produção de pneus e outro terço será direcionado a pesquisas, desenvolvimento e incremento da capacidade produtiva. A Pirelli leva em consideração como um dos resultados do investimento a liderança da marca no mercado Sulamericano.
Marco Tronchetti Provera, Chairman e CEO do Grupo Pirelli, que esteve no País para as comemorações, lembrou da importância da unidade brasileira no continente Sulamericano, de onde saem 90% da produção. O executivo acrescentou que o grupo – que tem fábrica no Egito – está investindo também na China e anunciou investimentos na Líbia, Arábia Saudita e Rússia.
O diretor da unidade brasileira, Francesco Gori, disse que a Pirelli quase duplicou seus negócios no Brasil em 2008, porém estimou que este ano haverá uma queda de 12% e destacou que o Brasil e América do Sul representam 40 % da capacidade produtiva do grupo. A unidade brasileira já havia feito outro investimento de 300 milhões de dólares, para o período entre 2004 e 2007, aplicados na inovação tecnológica das fábricas e renovação da linha de produtos, além de incremento na capacidade produtiva, que aumentou mais de 25% no período, em todos os segmentos (automóveis, motos, veículos comerciais e agrícola), explica o executivo. A Pirelli tem cinco fábricas no Brasil, em Feira de Santana/BA, Sumaré, Campinas e Santo André/SP e em Gravatai/RS.
De acordo com o CEO da Pirelli América Latina, Guilhermo Kelly, nos últimos seis anos a produção da Pirelli cresceu 6,7% no Brasil e 5,8% na América Latina. Sobre o atual investimento, adiantou que a linha pesada e o agronegócio serão bastante beneficiados. O executivo destacou a parceria da empresa com as montadoras, em que mais de 40% dos caminhões novos saem da fábrica com pneus da marca com equipamento original. Entre os automóveis de passeio este índice chega a 50% e 95% no segmento de motocicletas. No mercado de distribuição, a marca conta com 600 pontos de vendas no País e mais de 700 profissionais treinados pela fábrica.