Por João Geraldo
Assim como os brasileiros que disputam uma vaga na grande final do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, os carreteiros argentinos também estão comprovando suas habilidades ao volante através do concurso Mejor Conductor de Camiones de Argentina, evento promovido pela Scania que deverá se estender para outros países da América do Sul.
A edição deste ano é a segunda na Argentina, e também como no Brasil teve um maior número de inscritos nesta edição, pois saltou de 1.500 motoristas em 2005 para 2.800, dos quais restaram 300 para disputar as 10 etapas do concurso, após passarem pelo teste de avaliação de conhecimentos de segurança na condução do caminhão, primeiros socorros, legislação de trânsito e meio ambiente, entre outros.
O objetivo do concurso é despertar o interesse dos jovens para a profissão de motorista de caminhão e também levar mais segurança às estradas daquele país, já que o número de acidentes nas rodovias envolvendo caminhões tem sido considerado muito alto pelas autoridades, fabricantes de veículos e a população em geral.
A disputa deste ano começou em Buenos Aires, dia 15 de março e terá 10 etapas regionais, sendo que de cada uma delas sairá um finalista, após as provas práticas. A grande final nacional acontecerá dia 13 de junho, também na capital e o vencedor ganhará viagens com acompanhante ao Brasil e Suécia, nesta juntamente com o campeão brasileiro, que será conhecido dia 31 de maio, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo/SP.
Até o fechamento desta edição da Revista O Carreteiro, no final de abril, já haviam sido realizadas seis das 10 etapas do Mejor Conductor de Camiones de Argentina. Numa delas, a quinta, realizada dia 19 de abril em Mendoza, um grupo de 30 “conductores” da cidade e arredores disputou de quem seria a quinta vaga à grande final, a qual acabou ficando com Francisco Basílio Testa, que conseguiu acumular 7.598 pontos. Membro de uma família dona de empresa de transporte rodoviário de cargas com frota de seis caminhões – que atuam no transporte de vinho e carga geral -, Testa disse que participar do concurso é muito importante para a integração dos motoristas e também pelo aprendizado que fica para o motorista profissional.
O segundo colocado na etapa, Luzuriaga Hugo José, ficou com pontuação próxima de Testa, com 7.358 pontos, enquanto o terceiro, Rodrigo Mathias Garro, com 7.350, comprovando que foi uma disputa bastante equilibrada pela pequena diferença de pontos entre os finalistas da etapa de Mendoza. Para o campeão, a prova mais difícil foi a da “Garganta do Diabo”, uma manobra para entrar em marcha à ré com carreta numa área demarcada, mas para concluir a manobra o motorista não tinha visão alguma da lateral do implemento. Isso dentro do tempo de oito minutos. Antes, porém, todos o 10 candidatos tiveram de fazer um percurso de quatro quilômetros, prova que serviu para avaliar a maneira de conduzir o caminhão, inclusive medindo o consumo de combustível.
A disputa foi realizada num dia ensolarado e com muita descontração entre os candidatos, seus familiares e os “Master Drivers”, motoristas da Scania que acompanham os testes dos carreteiros. Foram utilizados nos testes dois modelos G (340 com Opticruise e 380 mecânico), dois R 420 mecânico para percurso e um R 470 com Opticruise, que ficou em exposição para que os motoristas pudessem tirar eventuais dúvidas a respeito de como operar o veículo.
As provas práticas do concurso na Argentina começam também pelo percurso e na etapa seguinte, antes das provas de habilidade, o motorista tem de fazer – diante do master driver – toda a rotina antes de checagem do caminhão antes de pegar a estrada. Ao invés de fazer um check-list, como na prova no Brasil, o candidato tem de se ambientar ao caminhão, dentro de uma seqüência preestabelecida que inclui acerto do banco, do espelho e volante, entre vários outros itens, de modo que o motorista se sinta mais à vontade para dirigir com segurança. É uma prova considerada difícil, e que tira ponto de muitos motoristas. Já as provas de habilidade incluem uma seqüência de manobras iguais as que são realizadas nas etapas do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Lá, a Scania conta com a colaboração da Repsol YPF, Bridgestone Firestone Argentina, Standard Bank, Herrmann y Maxion e FTP – Fundação Profissional para o Transporte.
As inscrições para a disputa do Mejor Conductor de Camiones de Argentina 2007/2008 ocorreram entre 18 de setembro de 2007 e 14 de janeiro de 2008 na rede de concessionários Scania do país. Para fazer a inscrição o candidato tinha de ser motorista profissional com habilitação categoria E-1 e estar em atividade. Pela legislação Argentina, a licença de motorista no país tem de ser renovada a cada dois anos.
LOCAL E DATA DAS PROVAS | |||
15 de março: | Buenos Aires | 26 de abril: | Córdoba |
29 de março: | Mar Del Prata | 10 de maio: | Rosário |
05 de abril: | Comodoro Rivadavia | 17 de maio: | Posadas |
12 de abril: | Cipolletti | 24 de maio: | Santa Fé |
19 de abril: | Mendoza | 31 de maio: | Tucumán |
CLASSIFICADOS NO BRASIL | |
1ª Etapa – Maringá/PR | Edvaldo Pontes de Santana |
2ª Etapa – Rondonópolis/MT | Marcos Barth dos Santos |
3ª Etapa – Itumbiara/GO | Roberto César Octaviani |
4ª Etapa – Ribeirão Preto/SP | Silfarney Batista Cândido |
5ª Etapa – Caxias do Sul/RS | Leandro Dal’lago |
6ª Etapa – Concórdia/SC | Fúlvio Miguel Pintro |
7ª Etapa – Pinhais/PR | João Ronaldo Paulino |
8ª Etapa – S. B. do Campo/SP | Luis Carlos Montanholi |
9ª Etapa – Vitória da Conquista/BA | Nivaldo de Jesus Souza |
10ª Etapa – Sete Lagoas/MG | Rafael Andreu Candela |
Melhor do Brasil será conhecido dia 31 de maio
No Brasil, o concurso Melhor Motorista de Caminhão definiu até o final de abril nove dos 12 finalistas que estarão na grande final que irá decidir quem é o melhor do País na edição 2007/2008 (veja tabela acima). Esta é a segunda edição do Melhor Motorista no Brasil, sendo que a primeira, realizada em 2005, contou com a inscrição de mais de 11 mil motoristas. Desta vez, os números praticamente dobraram, evidenciando que houve um maior interesse dos carreteiros do País em testar suas habilidades e aprender um pouco mais de segurança, já que o concurso ganhou como foco a segurança no trânsito, pois os números de acidentes envolvendo caminhões nas rodovias brasileiras têm atingido níveis preocupantes. Na Suécia, o objetivo é atrair jovens para a profissão de motoristas, pois a região já convive com a falta de condutores para a frota de caminhões. Por conta disso, o concurso nasceu com o nome de “Young European Truck Driver” (jovem motorista de caminhão da Europa) e o candidato deve ter idade máxima de 28 anos para ter sua inscrição aceita. O concurso acontece também, além da Europa e América do Sul, na África, Ásia e Austrália, e todos levam em conta a máxima de que um motorista bem treinado e atento contribui para evitar acidentes e consome menos combustível (JG). |